| Cazumbraide! A polêmica do São João
Sábado, 25 de junho de 2022.

Cazumbraide! A polêmica do São João

A capa do livro da professora Elisene Castro Matos

Autor: Elisene Castro Matos
Categoria: Outros temas
Idioma: Português
Páginas: 196
Editora: Oikos

O leitor encontrará neste livro uma etnografia do personagem Cazumba, figura dramática e animalesca que dança e assume funções específicas na brincadeira, e nas pessoas que o interpretam na Turma de Bumba-meu-boi Proteção de São João, no município de Penalva, no Maranhão. A pesquisa aborda a composição social e a organização interna dos brincantes, a descrição do personagem e das pessoas que o interpretam, e o caráter performático do personagem a partir da descrição do ritual morte de esbandalhar. Além disso, a pesquisa é um desdobramento de investigações acerca das características estéticas e artísticas dos Cazumbas.

Um grupo de Cazumbas dançando no bumba-meu-boi

Cazumbraide, a novo figura do São João

 

Uma polêmica surgiu com o lançamento de uma figura que recebeu o apelido de Cazumbraide, que é como a maioria da população tá chamando um boneco mandado fazer pela Prefeitura de São Luís e que foge aos padrões naturais daqueles feitos no São João e que fazem partes da brincadeira de bumba-meu-boi.

Neste livro, a professora Elisene Matos fez uma ampla pesquisa no município de Penalva na Baixada Maranhense, e conta todos os aspectos desta temida e misteriosa figura chamada Cazumba, cada qual com seu estilo, mas agora colocado para discussão e polêmica através do Cazumbraide.
A história do São João do Maranhão é muito maior que qualquer coisa, e trata-se da maior festa nativa do nosso estado, e somente quem gosta e brinca, sabe de todos os mistério do maior ritual folclórico vivido principalmente no Maranhão, sem igual em outra parte do Brasil. Viva o São João!

Sem comentário para "Cazumbraide! A polêmica do São João"


deixe seu comentário