Linha Livre com Geraldo Castro | Minha demissão da Rádio Mirante AM
Quinta-feira, 26 de maio de 2022.

Minha demissão da Rádio Mirante AM

Um breve resumo da minha demissão da Rádio Mirante AM depois de 33 anos, com 25 na apresentação do Abrindo o Verbo e do Rádio Mania.

 

O tempo se modifica e a vida muda conforme os novos conceitos nos são apresentados e se tornam uma “nova ordem”, com novas maneiras de agir e pensar, mudando o comportamento de todos ou quase todos.

 

E foi com a chegada das novas tendências, da nova cultura, que tive o mais primário erro jamais cometido por mim dentro do ambiente de trabalho, ou melhor avaliado por quem tinha a “caneta” na mão para tentar jogar a minha história construída ao longo de 49 anos na “lata de lixo”.

 

Foi por causa de uma ação inesperada da minha parte, ao discutir com uma pessoa do meu convívio na Rádio Mirante AM, e dizer-lhe um palavrão (porra caralho), testemunhado por outros “colegas” que fui levado à condenação por Justa Causa.

 

Fui tratado como um bandido, um indisciplinado, intolerante e juntaram um “dossiê” com outras faltas minhas no trabalho, para afirmar que eu era nocivo para o ambiente.

 

Disseram que, até que se eu continuasse trabalhando na Rádio Mirante AM, muitas pessoas se demitiriam por causa da minha presença no grupo de comunicação. Um absurdo! Não sou tóxico. Por que só agora? Não sirvo mais?

 

O golpe foi duro, impiedoso, fatal para quem durante 33 anos vestiu a camisa da empresa e da família que comanda o conglomerado de comunicação no estado. Esperava completar meu ciclo na emissora no ano que vem, quando farei 50 anos de rádio, jornal, televisão, esporte e música Queria fazer uma festa, levei um “pé na bunda”.

 

“Me entregue seu crachá”, e assine aqui a Justa Causa. Humilde entreguei minha identidade funcional e acabei num momento de fraqueza assinando o tal pedido, num momento de completa desorientação.

 

Fui pra casa abatido e lá encontrei forças na pessoa que está sempre ao meu lado: Idonéa Furtado, minha esposa e companheira, que me mostrou a necessidade de não aceitar a suprema injustiça de uma demissão da forma que foi feita.

 

“Não vencemos todas as vezes que lutamos, mas perdemos todas as vezes que deixamos de lutar”.Marcio Kühne.

 

A partir daí voltei atrás e não aceitei mais a injuriosa Justa Causa e foi aí que entrou a figura de um cidadão com quem sempre tratei dentro da empresa nos momentos em que precisava. Odilon Soares, diretor financeiro, entendeu o meu lado e em contato com a presidência da corporação reverteu a demissão para Sem Justa Causa.

 

Bom, este  é o básico da minha demissão da Rádio Mirante AM, onde desempenhei minha profissão com honestidade, seriedade, honra e responsabilidade.

 

Não sei quem perdeu. Se eu ou a própria empresa, pois modéstia a parte me considero um profissional de mão cheia, comprometido com o povo mais humilde e crítico das autoridades no momento certo.

 

Só tenho a lamentar pois durante 25 anos comandei programas de maior audiência no estado. O Rádio Mania e o Abrindo o Verbo, que poderão ser apresentados por qualquer profissional, mas não deixarão de ter a “cara” e feição do Geraldo Castro. 

 

Só mais uma coisinha! Li em alguns blogues que minha demissão teria tido o dedo de um certo Ricardo Capelli(?). Confesso que não o conheço, mas recebi vários recados do senhor coordenador da Mirante AM para “aliviar nas críticas ao ex-governador Flávio Dino”.

 

A mim, não interessa se esse moço fez alguma gestão, pois não trabalhava para ele. Estou desempregado, analisando o mercado de trabalho, pois me considero em forma física e psicológica para enfrentar qualquer desafio. Vida que segue! 

 

16 comentários para "Minha demissão da Rádio Mirante AM"


  1. Renê de Almeida

    Geraldo Castro não é tão somente um nome, amigo. É uma marca.
    Joguei futebol amador e disputei vários torneios intermunicipais no Maranhão e o conheci nessa época, há mais ou menos trinta anos, e vc já um nome respeitado e admirado. Vc já era grande. Posteriormente formei em Direito e passei em concurso para Delegado de Polícia, passando os últimos 18 anos em roraima, mas tendo o seuu nome e qualidade como o que havia de melhor no rádio maranhense.
    Hoje, com a sua demissão da mirante, penso que dois fatos importantes marcam o ato: A mirante age com agressão e desrespeito em face de uma lenda do rádio do Maranhão, mas vc ganha liberdade para trabalhar ainda melhor e sem freios políticos, passando agora, em blog pessoal ou algo equivalente, a traçar caminhos só seus, mas sempre para todos nós, amantes do que há de melhor na imprensa maranhense.
    Conte comigo, irmão.
    Abraços.
    Delegado Renê

  2. Núbia Carvalho

    Seu GC, qndo o senhor pergunta, ” não sei quem sai perdendo”.. eu acho q os dois saem perdendo, será que não faltou mais diálogo, ou até mesmo tato? O certo que ficamos (seus admiradores) sem sua voz nas nossas tardes e seu bom gosto no sábado. E em tudo que o senhor venha fazer Deus lhe abençoe sempre . Grande abraço.

  3. Júlio César Costa Brito

    Você é um grande profissional, às vezes não adianta vestir muito a camisa da empresa,eles não querem saber se vc é grande profissional ou não… Quando vc tá a executar a sua profissão com esmero e tudo como eles pedem tá tudo bem para empresa,mas se vc “pisa na bola” até mesmo se equivocando e falando palavras de baixo calão, eles vão fazer de tudo pra te prejudicar, se eles te considerassem como profissional por tantos anos de serviço prestado como ótimo profissional que você é, te perdoariam e vida que segue no seu cargo no programa Mirante, Deus,tem o melhor pra você, logo vc será Chamado pra apresentar o seu programa de rádio que vc tanto ama. Grande abraço!!

  4. Magno Cunha da Silva

    Uma boa tarde Geraldo Castro!!!!!!
    Geraldo Castro, penso que as coisas acontecem em nossas vidas não por acaso, mais elas ocorrem em função dessas coisas estarem sempre em movimento e em transformação. Mas se não estamos a perceber essas mudanças que se apresentam em nosso dia-a-dia,é porquê comumente nós estamos acostumados à não prestarmos muito atenção ou ainda querer desacreditá-las e que elas não irão nos atingir fortemente. Nós seres humanos somos tão frágeis diante de um fator decisivo que é o “tempo”. O tempo é algo crucial nas nossas vidas. Envelhecemos por que nós somos seres temporais. Mas o que não pode envelhecer e se tornar dentro de nós são o espirito, o gosto e o prazer de viver a vida intensamente. Vida que segue, ela não acabou pra você, mais ela apenas tomou agora uma nova direção, um novo caminho. Desejo a você Geraldo Castro, todo vigor, toda vontade e toda garra para continuar essa árdua caminhada de lutar pela vida, pela sua profissão e pelo seu sucesso profissional que você já mostrou que os têm!!!!!

  5. Edvaldo

    Na verdade essa demissão ja e o começo dos fins das radio am começando com a difusora e em bre ve todas as faixas am vão migra p fm

  6. antonio carlos

    assim é a vida, ela continua e você deve continuar sendo essa pessoa com capacidade e personalidade de ser,você não perdeu nada, porém ganhou o respeito e a confiança daqueles que lhe concede o direito de ser livre..parabéns..vida que segue..Cabelo

  7. Semiao Buna ou Semiaozinho, como voce me chama.

    Meu amigo Geraldo Castro, não importa como se deu a sua sua demissão, mas no meu ponto de vista, eu acho que o maior perdedor aí foi a Radio Mirante, pelo excelente trabalho que você ao longo de todos esses anos à frente desses dois programas apresentado por você sempre foi de maior audiência não para você mas para a empresa. Portanto não se deixe abater, porque um guerreiro perde jma luta mas nunca perde a guerra, nunca deixe abater-se.um abraço amigão, levante a cabeça que o maior de tofos os homens reserva coisa melhor para você.

  8. Semiao Buna ou Semiaozinho, como voce me chama.

    Meu amigo Geraldo Castro, não importa como se deu a sua sua demissão, mas no meu ponto de vista, eu acho que o maior perdedor aí foi a Radio Mirante, pelo excelente trabalho que você ao longo de todos esses anos à frente desses dois programas apresentado por você sempre foi de maior audiência não para você mas para a empresa. Portanto não se deixe abater, porque um guerreiro perde jma luta mas nunca perde a guerra, nunca deixe abater-se.um abraço amigão, levante a cabeça que o maior de todos os homens reserva coisa melhor para você.

  9. David oliveira

    Sou morador de Imperatriz sempre lhe acompanhei desde 2006 ainda pela antiga mirante am aqui de Imperatriz e sempre admirei o seu trabalho.agora ja não tenho mais interesse nas radios de SLZ pois não tem mais as apresentações do melhor comunicador do radio em nosso estado.lhe desejo muita saúde e que volte novamente a desempenhar o grande trabalho que você sempre desempenhou em prol do povo maranhense.

  10. Francisco José Veras

    Eu jamais esperei isso da Mirante, mais nem Deus lhe livrou da traição, fique em paz amigo, você jamais será esquecido por seus amigos ouvintes! Um forte abraço!

  11. Sônia Maria Lisboa

    As tardes na Mirante AM não serão mais as mesmas com a saída de Geraldo Castro.

  12. Raimundo Botão Mendes

    Geraldo Castro, com certeza você não perdeu nada, mais sim a emissora, esse programa “Abrindo Verbo ” não será mais o mesmo, sem o seu carisma, seu empenho, seu humor que alegrava minhas tardes com a sua irreverência de sempre, eu so tenho é agradecer e esperar uma outra oportunidade para voltar a participar de um outro projeto que com certeza você vai administrar, um abraço.

  13. Silvia regina sousa dos santos

    Amigo me chama Silvia quando acontece algo negativo em nossas vidas é porque coisas positivas irão acontecer com a determinação do nosso pai todo poderoso que se chama Deus..

  14. Pedro Bucele Filho

    Lamentável amigo!
    Faço minhas às palavras do comentário anterior ao meu!
    Queriam se livrar de vc!
    Estavam esperando um pequena topada….isso sim!
    Espero q outra emissora lhe coloque em evidência novamente!

  15. Jeová

    Seu geraldo.voce sempre foi um defensor dessa empresa e família.so não gostava disso em você.mais aprende muito com você.por isso digo volte logo professor.Em outro canal.sou seu ouvinte desde o primeira edição

  16. Jeová Mendes dos Santos

    Seu Geraldo. Você foi um defensor dessa empresa e família. Só não gostava disso em você.Mais aprende muito com você.por isso lhe digo volte logo professor.Em outro canal.sou seu ouvinte desde primeira edição

deixe seu comentário