Linha Livre com Geraldo Castro | Rádio Mirante AM: 32 anos de liderança e credibilidade
Domingo, 27 de setembro de 2020.

Rádio Mirante AM: 32 anos de liderança e credibilidade

Nestes dias de pandemia no mundo por causa do coronavírus, encontro motivos para, mesmo no isolamento,comemorar e render homenagens a um dos meus grandes amores:Rádio Mirante AM 600Khz.

Neste dia 10 de maio a Emissora completou 32 anos de liderança entre todas as rádios do Maranhão, com uma programação voltada para o jornalismo, mas sem esquecer o entrenimento.

Sem seus principais astros, os jovens estão dando conta do recado, e, a população clama pelo retorno dos titulares que estão sendo poupados por causa da pandemia.

 

 

A GRANDE PERDA

A equipe vitoriosa sofreu sua terceira perda com o falecimento do jornalista Roberto Fernandes, que sem dúvida fará falta eternamente, como ainda nos lembramos de Deny Cabral, e o fundador Herberth Fontenelle.

Sem festa, reportagem, citação ou qualquer lembrança de quem de direito, a Rádio Mirante AM resiste, com sua pujante audiência, sua eterna juventude, sua missão de bem informar, com a credibilidade inigualável do rádio, o veículo de maior alcance do planeta.

Um pouco da história destes 32 anos de sucesso e audiência da mais querida emissora do Maranhão;

1988-1995

A primeira transmissão foi realizada no dia 10 de maio de 1988. Naquele período, a música era o forte da programação, feita com os hits mais marcantes da época. Com o passar dos anos, o ouvinte tornou-se mais exigente e a Mirante AM passa então a adotar uma programação diversificada com muito mais informação, prestação de serviços, esporte, música e interatividade.

A primeira música executada na Mirante AM foi Chamengoso com Marcos Monteiro no dia 10 de maio de 1988, com Carlito Internacional.

1995-1997

A Rádio Mirante AM decidiu afiliar à Central Brasileira de Notícias (CBN) em 1995, depois de operar sete anos como emissora independente.

Durante a afiliação, a produção local ficou restrita ao jornalismo e músicas.

1997-1999

Em 1997, com o término de contrato de afiliação com a CBN, a própria Mirante AM começa aos poucos formar cadeia de rede regional de rádio, depois que a emissora passou ser transmitida através por via satélite. As rádios AM do interior do estado passaram transmitir a recém criada rede.

1999-2006

Em 1999, a Mirante AM perdeu diversas afiliadas AMs para a Rede SomZoom Sat, que fazia sucesso na Região Nordeste e desapareceu. Apesar disso, manteve outras afiliadas e devido a grande abrangência, a Rádio Mirante AM buscou indicadores para mensurar seu esforço de comunicação e sua posição diante da concorrência.

A necessidade leva a rádio Mirante AM a iniciar no mesmo ano, a parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), umas das empresas de pesquisa mais conceituadas do Brasil, para a realização de pesquisas periódicas sobre a audiência da emissora em todas as emissoras AMs em São Luís.

Em 2001, consciente do processo de convergência de mídias, a Mirante AM iniciou a participação também na internet, através do site www.miranteam.com e o lançamento foi recebido positivamente como oportunidade de ampliar a divulgação da rádio, assim como garantir mais ouvintes e também novos internautas.

Em 2007, a rádio ganhou novas afiliadas e está presente em grande parte do território maranhense.

Em março de 2009, a rádio reafirma a liderança apresentando 35,89% de share de freqüência dentre todas as emissoras AM em São Luís.[1]

2006 -2020

A campeã absoluta de audiência

Programas e comunicadores

Abrindo o Verbo (Geraldo Castro)

  • Acorda Maranhão(Marcial Lima)
  • Bate Bola(Gilson Rodrigues)
  • Bola na Rede(Tércio Dominici)
  • Camisa 12(Tércio Dominici)
  • Clube da Saudade(José Santos)
  • Domingo Mirante(Marcial Lima)
  • Jornal do Maranhão(Rodrigo Bomfim e Marcelo Rodrigues)
  • Madrugada Mirante
  • Mirante Brega(Nonato Costa)
  • Mirante Esporte(Laércio Costa)
  • Panorama(Jorge Aragão)
  • Ponto Final(Roberto Fernandes) In memorian
  • Rádio Mania(Geraldo Castro)
  • Rádio Patrulha(Domingos Ribeiro)

 

OS PIONEIROS

Carlito Internacional o principal pioneiro da Mirante AM

Ainda continuam trabalhando na Mirante AM, os pioneiros do dia 10 de maio de 1988;

Carlito Internacional

José Santos

Tércio Dominice

Nonato Costa

 

Sem comentário para "Rádio Mirante AM: 32 anos de liderança e credibilidade"


deixe seu comentário