Linha Livre com Geraldo Castro | Secretário Aluisio Mendes discute melhorias na segurança pública com prefeitos do Conguarás
Quinta-feira, 1 de outubro de 2020.

Secretário Aluisio Mendes discute melhorias na segurança pública com prefeitos do Conguarás

Foto 1 SSP - melhorias na segurançaO secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, manteve reunião nesta segunda-feira (24), com prefeitos que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense – Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás). Na pauta da audiência pública, que ocorreu na cidade de Cururupu, foram tratadas questões relacionadas à segurança pública daquela região.

Presentes também, o secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; prefeitos de nove cidades da região, entre eles, o prefeito Junior Franco (Cururupu), Claudio Cunha (Apicum Açu), Donaria Rodrigues (Serrano do Maranhão), Amaury Almeida (Mirinzal), Fernando Cuba (Cedral), Nilce Farias (Guimarães) e Baldoino Nery (Bacuri).

Durante a audiência pública, Aluisio Mendes destacou uma série de investimentos para região do Litoral Ocidental e encaminhou outras demandas para serem solucionadas a médio e longo prazo. O secretário de segurança assegurou aos prefeitos que já durante o período carnavalesco as cidades que compõem a área litoral do estado receberão reforço efetivo.

“Com a entrada dos novos soldados na Polícia Militar, já nos dias de carnaval, a população poderá se divertir com mais tranquilidade, pois cada serão entregues. “Cada município aqui da região receberá um novo veículo para a Polícia Militar e um para Polícia Civil. O fator inovador é que cada viatura já irá ser entregue com um cartão corporativo para que possa ser abastecida e assim, em nenhum momento, deixar de circular”, completou Aluisio Mendes.

Outra medida anunciada foi que o Corpo de Bombeiros também enviará para cada município, três bombeiros militares para trabalharemmunicípio receberá reforço de policiais. Além disso, vamos destinar uma aeronave do Grupo Tático Aéreo que permanecerá em Cururupu para atender toda a região e garantir ainda mais segurança neste ponto do estado”, comentou.

Mendes afirmou ainda que o Governo do Estado já adquiriu mais de 500 novos veículos, entre viaturas e motocicletas, e que em 60 dias

nas festas de carnaval. Cada equipe estará munida de um kit de primeiros socorros e extintores. A presença dos bombeiros nas cidades que recebem grande número de pessoas visa evitar acidentes e prestar um atendimento em um menor espaço de tempo.  Além disso, ele comentou que irá estudar junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros a criação de um quartel que ficará instalado na cidade de Cururupu para atender toda aquela região.

Com o intuito ainda de melhor atender a população, Aluisio Mendes disse que estuda a criação de um posto avançado do Instituto de Identificação no município de Cururupu, órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade. Segundo ele, com a criação do posto evitaria o deslocamento dos moradores a outras cidades para emitir o documento.

 

Importância

O secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, comentou a importância da audiência da pública. “Essa iniciativa é do Litoral Ocidental, uma vez que a região passa por um novo momento em que os prefeitos estão buscando firmar parcerias que resultem numa melhor prestação de serviços de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. É notório que após a vinda do secretário de Segurança teremos mais ações do aparelho de segurança nesta região. Cabe ressaltar que continuamos executando algumas outras ações em nível de governo”, lembrou.

 

Reformas

Ao ser questionado sobre a estrutura dos prédios das delegacias, o secretário de Segurança assegurou aos prefeitos e as lideranças presentes na audiência pública que todos os distritos policiais dos municípios do estado serão reformados. Ele confirmou que as delegacias que não puderem receber os reparos na construção, ganharão prédios novos. Uma das cidades que receberá um novo prédio é Porto Rico. “Esta é uma das cidades que já está em nosso plano de obras. Recebi o termo de doação do terreno por parte da prefeitura e vamos, assim que finalizado os tramites legais, dar início à obra”, completou Aluisio Mendes.

Já para o município de Bequimão, o secretário de Segurança Pública explicou que a obra estava embargada, porém após a finalização do processo judicial, a SSP vai licitar a conclusão dos serviços.

O prefeito de Cururupu, Junior Franco destacou o compromisso de Aluisio Mendes à frente da pasta da Segurança Pública. “Já tinha estado outras vezes com o secretário de Segurança, e ele, sensível às questões, se colocou à disposição para participar desta reunião. Tenho a certeza que vamos sair daqui com resultados satisfatórios e a solução de nossas demandas”, pontuou o chefe do executivo municipal.

Participaram ainda, o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderley Pereira; o vice-prefeito de Cururupu, Aldo Lopes; presidente da Câmara Municipal de Cururupu, vereador João de Deus Amorim Lopes, além de demais vereadores e comunidade geral.

Sem comentário para "Secretário Aluisio Mendes discute melhorias na segurança pública com prefeitos do Conguarás"


deixe seu comentário