Linha Livre com Geraldo Castro | PM reforça segurança no período de Carnaval e incorpora novos soldados nas operações
Segunda-feira, 26 de outubro de 2020.

PM reforça segurança no período de Carnaval e incorpora novos soldados nas operações

Foto 3 SSP - Plano de SegurançaCom o aumento no efetivo policial em mais 800 homens que foram diplomados soldados, na quinta-feira (20), pela governadora Roseana Sarney, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vai reforçar o contingente e garantir a tranquilidade dos foliões durante as festas de Carnaval deste ano. Só em São Luís, a Polícia Militar, de acordo com o Plano de Segurança apresentado, em entrevista coletiva à imprensa, no Comando Geral, na manhã desta sexta-feira (21), estão sendo empregados quase 2.500 homens em todos os dias de festa. A média é que no Circuito Deodoro/Madre de Deus e em toda área do centro da cidade estejam nas ruas 600 militares em cada dia de festa. No policiamento a pé, durante o período carnavalesco, a PM empregará um total de 2.332 homens. Além deste, haverá patrulhamento de viaturas, motocicletas e polícia montada.

Os policiais foram distribuídos em todos os pontos de folia, com atenção especial, ao circuito montado na área do Centro da cidade, no qual terá a programação promovida pelo Governo do Estado, que este ano, traz como tema: Carnaval do Maranhão – É Só Alegria no Coração. O comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marco Antonio Alves, afirmou que o plano estratégico atende o Carnaval e contempla, ainda, outros pontos de festas espalhados pela cidade sem deixar de assistir nenhum bairro da Região Metropolitana. Ele frisou que será um esquema de segurança integrado entre todas as forças policiais.

Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também adotaram medidas visando um Carnaval seguro tanto aos maranhenses como para os turistas que visitam a cidade neste período. A operação se estende até a quarta-feira de cinzas (4).

“A exemplo do que já foi realizado nos outros anos, este ano reforçamos algumas medidas e aumentamos o efetivo. Com este número, teremos mais mobilidade e não deixaremos uma única área sem ser patrulhada. Nossos policiais estão preparados e os novos soldados estão bem treinados. Todas essas medidas para garantir que 2014 seja o melhor Carnaval já visto na cidade”, destacou o tenente-coronel Marco Antonio Alves.

Conforme explicou o comandante do CPM, o posto de Comando Central estará montado ao lado da Praça do Pantheon. Além do posto central, o policiamento será coordenado por mais dois tenentes-coronéis, estes que serão subordinados ao comandante do CPM. Um dos oficiais permanecerá na Deodoro e outro cobrirá a região da Passarela do Samba. “A inserção de mais estes dois oficiais é para que tenhamos um acompanhamento mais rápido das ocorrências e que as decisões sejam tomadas com mais agilidade”, detalhou.

 

Barreiras

Antes de entrar nos circuitos, o folião passará por barreiras montadas nas principais vias de acesso. Serão montadas 16 barreiras. O Batalhão de Choque coordenará as ações. Em cada barreira, o folião será revistado. A medida de contenção é para impedir que vasilhame de vidro, armas e objetos cortantes adentrem ao circuito. Além das barreiras, o CPM afirmou que o deslocamento de alguns blocos carnavalescos será acompanhado por policiais militares com o apoio de viaturas e motocicletas.

Na área do trânsito, militares da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind) estarão deflagrando a Operação Lei Seca, impedindo que motoristas conduzam veículos após consumirem bebidas alcoólicas e verificando a circulação irregular de carros e motoristas com carteiras vencidas. “O folião que decidir consumir álcool deve retornar a sua residência de taxi ou escolher alguém para dirigir. Essa atitude evita acidentes e previne a perda de vidas”, pontuou o tenente-coronel Alves.

Equipes do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) percorrerão os locais de difícil acesso. A ideia é cobrir, segundo o CPM, todos os pontos de festas nos principais circuitos.

 

Patrulhões

Entre as novas medidas adotadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), este ano uma nova ferramenta foi agrupada na estratégia de segurança. Segundo explicou o tenente-coronel Alves, os patrulhões são policiais militares que estarão embarcados em viaturas visitando os bairros e realizando abordagens em transeuntes. “Esse grupo específico ficará responsável em cobrar dos locais onde estão sendo realizados eventos as licenças necessárias para o funcionamento. Os militares também realizarão abordagens. Essa estratégia é para evitar que ocorra algum incidente”, disse.

Os circuitos Deodoro/Madre Deus, Ceprama e Madre de Deus contarão com seis torres de observação que darão a polícia uma total visualização da movimentação do local. A novidade deste ano é que em cada ponto de observação, contará, além do policial militar, um bombeiro que também permanecerá fixo na torre e em casos de atendimento, com a utilização dos rádios de comunicação informará as equipes em terra e indicará o ponto exato do atendimento.

 

Plantões de Polícia

A Delegacia Geral redimensionou e o reforçou os plantões na Região Metropolitana e, também, o efetivo no interior do estado. Além do funcionamento normal dos plantões da Polícia Civil na Beira-Mar, Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária, haverá os plantões extraordinários no Parque do Bom Menino e no Maiobão, este que atenderá além do Maiobão, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. As equipes policiais serão formadas por delegados, investigadores e escrivães.

Já para as cidades do interior, principalmente aquelas que recebem um grande número de pessoas, a Polícia Civil alerta que os todos os delegados, investigadores e escrivães estarão de plantão nas respectivas delegacias de lotação no interior do estado.

O Corpo de Bombeiros atuará com 93 bombeiros militares distribuídos nos pontos de concentração, Praça Deodoro, Madre Deus e circuitos, além de viaturas de socorro e de combate a incêndio e outros equipamentos. Comerciantes e ambulantes estão sendo treinados para que possam combater pequenos incêndios.

 

Câmeras de segurança

Paralelo às incursões e barreiras policiais, a SSP conta ainda com um Sistema de Videomonitoramento instalado por todo o circuito da folia. As câmeras darão às forças policiais uma visão panorâmica da movimentação dos foliões pelos pontos carnavalescos. Além destas, várias avenidas da capital também estarão sendo monitoradas pelo Central de Videomonitoramento instalado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

 

Dicas

Segundo tenente-coronel Marco Antônio Alves é importante que a população faça sua parte e sempre circule de forma prevenida. “Nosso intuito é que a população também faça sua parte. Caso algum folião perceba alguém em atitude suspeita, deve chamar imediatamente a viatura mais próxima ou acionar 190”.

O Comandante do CPM frisou que, por motivo de segurança, as pessoas devem evitar a exposição de celulares ou outros aparelhos durante as compras, não andar com grandes quantidades dinheiro na bolsa e evitar lugares escuros e com pouca movimentação.

 

TELEFONES ÚTEIS

Polícia Rodoviária Federal – 191

Polícia Militar – 190

Defesa Civil – 199

Samu – 192

Disque Denúncia – 3223-5800 (capital) e 0300 313-5800 (interior)

Sem comentário para "PM reforça segurança no período de Carnaval e incorpora novos soldados nas operações"


deixe seu comentário