Linha Livre com Geraldo Castro | Agricultores ribamarenses são beneficiados com sementes selecionadas
Quinta-feira, 1 de outubro de 2020.

Agricultores ribamarenses são beneficiados com sementes selecionadas

DSC_1952Agricultores do polo agrícola de São Braz e Macaco, localizado no município de São José de Ribamar, foram beneficiados, através de uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e o Governo do Estado, com sementes selecionadas de milho. A iniciativa é uma das ações da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) que visam continuar incentivando a agricultura familiar na cidade e, desta forma, gerar mais oportunidades de renda aos trabalhadores do setor.

 

 

“A Prefeitura incentiva os pescadores, agricultores e criadores e, além disso, adquire, através do Compra Local, parte das suas produções. Esta cadeira produtiva vem se mostrando extremamente eficiente e fomentadora da atividade na cidade”, avaliou o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José de Ribamar, Cabo Antônio.

 

 

A entrega de sementes selecionadas também beneficiará, ao longo desta semana, agricultores dos demais polos agrícolas do município. Por meio da parceria entre Estado e Município, mais de três toneladas do produto serão distribuídas nos próximos dias.

 

 

No ano passado, é importante destacar, o município de São José de Ribamar voltou a ser destaque nacional no que diz respeito à execução de políticas públicas direcionadas para agricultura familiar.

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da reportagem “ PAA: Ministério repassa R$ 6,8 milhões diretamente a agricultores familiares”, a cidade maranhense foi  a quarta do Brasil que mais aplicou recursos oriundos do novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos no período compreendido entre os meses de setembro a novembro deste ano.

 

No início do ano, o próprio MDS, indicou o PAA do município, também chamado de Compra Local, como sendo um dos três melhores do país.

 

Funcionando como referência para o Governo do Estado e para várias Prefeituras maranhenses e brasileiras – dentre elas a de Teresópolis que, em 2011, enviou a São José de Ribamar técnicos que conheceram in loco o funcionando do Compra Local – o Programa de Aquisição de Alimentos ribamarense fomenta uma grande cadeia de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda, proporcionando, ainda, alimentação de qualidade aos mais diversos públicos.

 

Através do PPA, a Prefeitura ribamarense compra parte da produção dos pequenos agricultores familiares, criadores e pescadores artesanais e a remete para a preparação da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino, além das refeições preparadas e servidas na Cozinha Escola Municipal (atende, com o fornecimento diário e gratuito de 200 refeições, famílias carentes em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional) e nas entidades socioassistenciais do município.

 

Paralelo a este trabalho de compra da produção, a Prefeitura oferece aos agricultores, pescadores e criadores assistência técnica gratuita, além de cursos de capacitação em diversas áreas, como avicultura básica, suinocultura, piscicultura, produção de mudas, processamento de alimentos e irrigação, por exemplo.

 

 

Sem comentário para "Agricultores ribamarenses são beneficiados com sementes selecionadas"


deixe seu comentário