Linha Livre com Geraldo Castro | Governadora Roseana discute ações do Viva Maranhão em reunião com secretários
Domingo, 27 de setembro de 2020.

Governadora Roseana discute ações do Viva Maranhão em reunião com secretários

Foto 1 Viva Maranhão foto Handson ChagasA governadora Roseana Sarney se reuniu, nesta segunda-feira (18), com os secretários de Estado envolvidos no Programa Viva Maranhão para tratar sobre o nivelamento das ações e apresentação dos avanços e entraves para o desenvolvimento dos projetos. A reunião do Comitê Gestor dos Recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

A governadora Roseana Sarney destacou a importância do encontro para avaliar o andamento do Viva Maranhão. “Essa é uma reunião de trabalho em que discutimos com todos os secretários envolvidos no programa, os avanços já alcançados e sobre como podemos ampliar ainda mais as ações em benefício da população”, ressaltou.

O Viva Maranhão tem por objetivo assegurar desenvolvimento ao estado, por meio de ações nas áreas de educação, saúde, saneamento ambiental, segurança pública, gestão territorial, gestão pública, infraestrutura rodoviária, assistência social e mobilidade urbana, entre outras.

O governo espera que até o final deste ano os projetos sejam implementados para que em 2014 estejam em pleno andamento as obras previstas no financiamento contratado pelo Estado junto ao BNDES. O Programa contempla investimentos totais de R$ 3,8 bilhões entre 2013 e 2016, voltados para combate à pobreza e redução de desigualdades, universalização dos serviços de saúde e de saneamento básico, qualidade de ensino, assistência social, segurança pública, qualificação profissional, capacitação científica e tecnológica, inclusão produtiva, superação da pobreza e mobilidade urbana.

“Nesta reunião temos a oportunidade de avaliar, secretaria por secretaria, o grau de execução das obras previstas no pacto firmado com o BNDES, que vão desde questões jurídicas, como licitações, até a execução das obras propriamente ditas”, afirmou o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu. As reuniões de avaliação acontecem mensalmente, segundo informou o secretário.

O coordenador geral da Unidade Executora do Programa Viva Maranhão, Paulo Ronchi, ressaltou que são inúmeras as ações previstas, entre as quais projetos nas áreas de infraestrutura, com a execução de um amplo programa rodoviário, que fará do Maranhão o primeiro estado no Nordeste a ter todos os seus municípios ligados por estradas.

Ele destacou, ainda, que na esfera da gestão territorial o programa prevê um novo zoneamento ecológico-econômico, visando um melhor monitoramento dos recursos naturais e da destinação e uso da terra. Já os investimentos em gestão pública envolvem a implantação de sistemas integrados de monitoramento e acompanhamento de programas e projetos governamentais.

Na área social, estão incluídos investimentos para ampliação e recuperação da rede hospitalar e de escolas, com a construção de centros de ensino integral, e a expansão do sistema de abastecimento de água.  O projeto abrange também investimentos em segurança pública, com qualificação do trabalho de inteligência da polícia e ampliação do sistema prisional.

Foto de Handson Chagas.

Sem comentário para "Governadora Roseana discute ações do Viva Maranhão em reunião com secretários"


deixe seu comentário