Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020.

Começam os preparativos para as Conferências Estadual e Nacional de Educação

Foto 2 - Seduc - conferências estadual e nacional de educaçãoCom a realização da Conferência Intermunicipal de Educação, etapa São Luís, que reuniu representantes de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, nas quinta (6) e sexta-feiras (7), para discutir as propostas que irão contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais do Estado e modernizar a educação nas escolas da rede estadual de ensino, será aberto o processo preparatório para as etapas estadual e nacional.

O evento, que está sendo realizado no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire (Ufma), Campus do Bacanga, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria-Adjunta de Gestão Institucional (Sagi), e do Fórum Estadual de Educação (FEE), tem como objetivo garantir o debate, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, reforçou a necessidade de mobilização da sociedade para a melhoria da educação pública, que é dever do Estado, mas também um compromisso da sociedade. Pedro Fernandes salienta que para a construção de um diagnóstico que resulte na melhoria dos indicadores educacionais do Estado é preciso promover um debate democrático com quem faz a educação. “As soluções serão construídas por meio de um processo coletivo, também democrático, com a participação de representantes dos segmentos sociais”, frisou.

Para a secretária de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conceição Andrade, que participou das discussões no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Bacanga, as conferências intermunicipais criaram um ambiente favorável para a discussão e construção do Plano Estadual de Educação, a partir das realidades municipais e regionais do Estado.

Para a Conceição Andrade, os 28 encontros realizados em diversas regiões do Estado possibilitaram a identificação de problemas pontuais e indicaram para as soluções adequadas que devem ser adotadas pelas equipes da Seduc.

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, disse que as conferências representaram um novo momento para melhorar o índice de aprendizado da educação maranhense.

“As conferências são um novo momento de reflexão e avanço e abrem, ainda, o diálogo com a sociedade como parte dos preparativos para as Conferências estadual e nacional de educação”, destacou Fernando Silva.

“Reunimos prefeitos, vereadores, secretários municipais, pais de alunos, gestores e professores. As discussões mostraram que a situação do Maranhão não é confortável, mas nós podemos nos unir para conquistar as melhorias que precisamos para os nossos alunos”, disse.

 Debates

O segundo dia de atividades da Conferência Intermunicipal de Educação de São Luís, que tem como temática: “O PNE na articulação do sistema nacional de Educação: Participação popular, Cooperação federativa e regime de colaboração” foi marcada pelo amplo debate em plenária das proposições que irão compor o documento referência que será encaminhado à Conferência Estadual de Educação (Comae), a ser realizada no mês de agosto.

Para o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, “o debate democrático, em que vários atores da sociedade constroem os caminhos norteadores da educação, representa um avanço e certamente irá construir as bases uma educação de maior qualidade a todos”.

Após a conclusão da Conferência Intermunicipal de São Luís, técnicos da secretaria-adjunta de Gestão institucional da Seduc (Sagi) irão compilar todos os documentos norteadores elaborados nas 28 conferências intermunicipais em um único documento, que será discutido na Conferência Maranhense de Educação, no mês de agosto.

 

Sem comentário para "Começam os preparativos para as Conferências Estadual e Nacional de Educação"


deixe seu comentário