Linha Livre com Geraldo Castro | Formato de prédio de jornal comunista chama atenção em Pequim
Terça-feira, 27 de outubro de 2020.

Formato de prédio de jornal comunista chama atenção em Pequim

Prédio, ainda em construção, deve ser finalizado em maio de 2014 Foto: EFE

O formato da nova sede do Diário do Povo, principal meio de comunicação do Partido Comunista chinês, vem chamando a atenção e sendo alvo de piadas pelo país. Com 150 metros de altura, o edifício em formato fálico tem sido um dos assuntos mais comentados em Pequim.

Apesar de ainda inacabado, o prédio virou um dos tópicos mais comentados nas redes sociais chinesas. De acordo com o South China Morning Post, no entanto, as fotos e comentários já sofreram com a censura: ao procurar por “prédio Diário do Povo” no popular microblog Sina Weibo, o usuário encontra uma mensagem afirmando que o conteúdo não pode ser exibido por conta da legislação.

O responsável pela obra, que deve ser finalizada em maio do ano que vem e está localizada no leste do centro financeiro de Pequim, é Zhou Qi, professor universitário de arquitetura. Em recente entrevista, Zhou explicou que o desenho do prédio ecoa a antiga filosofia chinesa do “céu redondo, terra quadrada”, com a parte superior em formato esférico.

A forma esférica alongada, disse o professor, é designada para parecer com o caractere chinês para “pessoas”. O projeto foi vencedor de um concurso realizado em 2009.

 

Com informações da agência EFE

Sem comentário para "Formato de prédio de jornal comunista chama atenção em Pequim"


deixe seu comentário