Linha Livre com Geraldo Castro | Governadora Roseana inaugura hospital e leva ações para Bernardo do Mearim
Domingo, 27 de setembro de 2020.

Governadora Roseana inaugura hospital e leva ações para Bernardo do Mearim

Foto 4 governadora bernardo do mearim foto Handson ChagasInauguração de hospital com 20 leitos, de sala de videoconferência para realização do Programa Aula do Futuro, além da entrega de sementes para agricultores familiares e o anúncio de construção de novas obras como uma quadra poliesportiva, marcaram a presença da governadora Roseana Sarney e comitiva ao município de Bernardo do Mearim, nesta segunda-feira (8).

A visita a Bernardo do Mearim marca o início de um novo momento do Governo Itinerante com a intensificação das ações ofertadas pelos órgãos do Estado, o que garantirá à população acesso a serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, infraestrutura e agricultura, entre outros.

O primeiro compromisso da governadora no município foi a inauguração do Hospital Municipal de Bernardo do Mearim, um investimento de R$ 3,5 milhões, que vai garantir saúde de qualidade à população. O hospital é uma das 64 unidades hospitalares de 20 leitos do Programa Saúde é Vida. Funcionará com serviço de Pronto Atendimento 24 horas, consultórios e internação em clínica médica, pediatria e obstetrícia, enfermarias, centro de parto, exames de Raio-X e laboratoriais.

Foto 1 governadora bernardo do mearim foto Handson ChagasAo lado da prefeita Eudina Costa Pinheiro e dos secretários de Saúde Ricardo Murad e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, a governadora descerrou a placa de inauguração do hospital e percorreu as instalações da unidade de saúde. “Estou muito feliz por iniciar um novo momento do Governo Itinerante aqui em Bernardo do Mearim com a inauguração deste hospital de 20 leitos que beneficia o município e que vai incrementar a nossa rede de atendimento na área de saúde. Aqui vamos prestar serviços de qualidade de vida para todos”, afirmou a governadora.

O secretário Ricardo Murad informou que o hospital proporciona especialidades médicas para a realização de cirurgia de catarata e tratamento de glaucoma, vacinação para crianças e adultos e, também, tratamento preventivo de doenças como tuberculose, leishmaniose e hanseníase. “A nossa intenção é que, em cada município, haja um atendimento de acordo com a necessidade da população. Este hospital estará integrado a uma rede que se interliga na cirurgia cardíaca, na neurocirurgia, no cateterismo, de forma que a população tenha um atendimento de acordo com o que ela precisa”, disse o secretário.

A prefeita Eudina Costa e a população agradeceram os benefícios proporcionados pelo governo à cidade. “Eu e toda a população de Bernardo do Mearim só temos a agradecer à governadora Roseana Sarney por tudo que ela tem feito aqui. Este hospital mostra o respeito que o governo tem pelo povo desta região”, disse a prefeita. A solenidade de inauguração do hospital reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias do município e de cidades vizinhas. Os deputados Raimundo Louro e Stênio Rezende acompanharam a governadora em sua visita.

O secretário Luis Fernando Silva destacou que o Governo do Estado tem trabalhado ativamente em todas as regiões do estado. “Além da construção de hospitais e estradas, a governadora tem como meta construir escolas de tempo integral. Roseana Sarney é uma pessoa obstinada e seu governo está trabalhando para garantir mais qualidade de vida para a população”, frisou.

Ações

Ainda em Bernardo do Mearim, a governadora visitou o espaço do governo no centro da cidade onde foi instalado um caminhão do Viva Cidadão para emissão de documentos de identidade, além da oferta de serviços nas áreas de  assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, agricultura, entre outros. Seu último compromisso no município foi no Centro Administrativo, onde se reuniu com lideranças políticas da região e fez a entrega de sementes a agricultores familiares.

“A presença da governadora aqui está sendo comemorada por toda a população, pois, além do hospital ela trouxe vários serviços, facilitando o acesso da população a essas ações” disse a lavradora Flor de Maria Ferreira, que já aguardava a inauguração do hospital para consultar seu neto.

O mecânico Arcelino Dias também elogiou a iniciativa do governo. “Estamos muito satisfeitos de poder tirar documentos de identidade de forma rápida e fácil, no Viva Cidadão. Fazia tempo que queria trocar a minha identidade e hoje a oportunidade chegou”, disse.

Após encerrar agenda em Bernardo do Mearim, a govenadora Roseana Sarney e comitiva se deslocaram para Lima Campos, onde acompanhou os serviços oferecidos pelas ações do Governo Itinerante no município, além de vistoriar obras.

Novo Governo Itinerante

Nas cidades visitadas pela governadora durante dois dias, o Governo Itinerante vai realizar ações nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, educação, segurança, agricultura, desenvolvimento social e muito mais. Os municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, são os primeiros contemplados com o trabalho. As Secretarias de Estado e órgãos disponibilizarão serviços especializados, além de oficinas e palestras.

Aferição da pressão arterial e glicemia capilar são dois dos serviços que serão ofertados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A população terá acesso, ainda, a consultas de clínica médica e pediátrica. Na área de educação, haverá mobilização de parceiros institucionais e da sociedade civil organizada para o “Pacto pela Erradicação do Analfabetismo”. No âmbito cultural, serão realizadas oficinas de artes plásticas, cênicas, músicas e leitura.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) vai levar aos municípios o programa Cinema na Praça, com exibição de filmes nacionais. Haverá, também, o cadastro de empresas para o Programa Viva Estágio Primeiro Emprego, além da apresentação de experiências nas áreas de física, química e biologia. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) distribuirá sementes selecionadas de feijão aos pequenos produtores. Os criadores da região terão acesso a palestras sobre febre aftosa, raiva, alimentos seguros e uso correto de agrotóxicos.

No âmbito da Secretaria os Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a unidade móvel do Viva Cidadão vai oferecer os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e do registro civil de nascimento. O Balcão de Direitos, uma parceria da Sedihc com a Defensoria Pública do Estado, dará orientações jurídicas e sobre defesa dos direitos do cidadão. A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) atuará no Itinerante com orientações e assistência ao consumidor.

A Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) estará presente com a exposição da produção do município. Para as mulheres, o Governo Itinerante preparou uma programação especial com atendimento psicossocial e jurídico, rodas de conversa, palestras sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante, além do atendimento médico para prevenção do câncer ginecológico.

Participam do Governo Itinerante as Secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), Saúde (SES), Educação (Seduc), Infraestrutura (Sinfra), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Assuntos Estratégicos (Seae), Assuntos Políticos (Seap), Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Cultura (Secma), Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Igualdade Racial (Seir), da Mulher (Semu), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Segurança Pública (SSP), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Fazenda (Sefaz), Articulação Institucional (Seai), Juventude (Sejuv) e de Turismo (Setur), além da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública.

 

Sem comentário para "Governadora Roseana inaugura hospital e leva ações para Bernardo do Mearim"


deixe seu comentário