Linha Livre com Geraldo Castro | SSP apresenta “Operação Cidade Segura” para o Carnaval 2013
Terça-feira, 29 de setembro de 2020.

SSP apresenta “Operação Cidade Segura” para o Carnaval 2013

 Carnaval operação cidade segura coletiva ssp

Reunião de apresentação do Cidade Segura

Os detalhes da “Operação Cidade Segura” para o Carnaval 2013 foram apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira (1º), no Salão de Atos do Palácio dos Leões. Presentes, os secretários de Segurança, Aluísio Mendes; de Cultura, Olga Simão; de Comunicação Social, Sérgio Macedo; além da gestora de rede de serviços da Secretaria de Estado de Saúde, Socorro Bispo e da cúpula da SSP.

Olga Simão destacou que o governo preparou uma programação especial para o Carnaval. “A determinação da governadora Roseana é de realizar uma festa com ritmos maranhenses, com grandes atrações nacionais, com infraestrutura de primeira, especialmente na área de segurança”, destacou. Também presentes à coletiva, o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Menezes; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva, entre outras autoridades.

Sérgio Macedo ressaltou a parceria das secretarias de Cultura, Comunicação Social, Turismo, Saúde e Segurança para a realização do Carnaval deste ano, cujo tema é “A mistura é a nossa maior riqueza”, em São Luís e no interior. “Estamos promovendo uma festa com muitas atrações o que deve atrair milhares de foliões que precisam dos mecanismos de segurança para brincar com tranquilidade”, declarou.

Foto 5 Carnaval operação cidade segura - circuito são pantaleãoO secretário Aluísio Mendes explicou que o trabalho será realizado de maneira integrada entre as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Essa é uma festa pulverizada, acontece em vários pontos da cidade, mas estamos preparados para atuar”, garantiu, informando, ainda, que a lei que prevê o pagamento de hora extra aos policiais militares, sancionada pela governadora Roseana Sarney, será utilizada pela primeira vez, o que deve motivar os policiais a trabalharem no período, além de garantir o reforço de equipes durante o Carnaval.

O coronel Franklin Pacheco afirmou que a atuação da polícia começou no dia 1º de janeiro durante as prévias do Carnaval e a partir de agora as ações vão se intensificar. “Preparamos um esquema que vai envolver a participação de mil homens da PM nas ações de prevenção e de repressão”, anunciou.

Planejamento

O planejamento de segurança foi apresentado pelo comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno, que explicou que as ações serão desenvolvidas nas festas promovidas pelo Governo do Estado, municípios e particulares.

“A preocupação começa com o deslocamento dos foliões, até chegar aos pontos de folia”, explicou. Serão montadas barreiras nos locais de entrada/saída de São Luís, aeroporto e rodoviária, além das paradas de ônibus, terminais de integração e nos hospitais.

O trabalho vai incluir incursões pelos bairros e diversas operações, entre elas, a de Lei Seca, que será rigorosa. Estarão funcionando barreiras de abordagem nos locais de maior concentração, como na Praça Deodoro e Circuito da Madre Deus. No local dos shows, na Praça Deodoro, a polícia vai contar com apoio da Central de Monitoramento com uso de câmeras de segurança na área.

“Todo nosso efetivo vai trabalhar intensamente, teremos policiamento a pé, montado, de moto e apoio de viaturas”, ressaltou o coronel Nepomuceno. Ele disse que o trabalho da polícia prossegue após a Quarta-Feira de Cinzas, e durante o Lava-Pratos, em São José de Ribamar. “Serão 540 homens trabalhando em Ribamar, onde faremos barreiras de redução e de abordagem durante o período de 15 a 17 de fevereiro”.

Haverá reforços policiais na entrada e saída da Ilha de São Luís, com atenção para o Terminal de Ponta da Espera e Estiva, nos Terminais de Integração, e locais de festas espalhados pelos bairros da capital, como os promovidos pelo Governo do Estado e que acontecerão nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel.

A delegada de Polícia Civil, Cristina Menezes, disse que os plantões nas delegacias serão reforçados durante o Carnaval. “Teremos seis plantões extraordinários em São Luís, mas teremos reforço nas delegacias do interior, com delegados, investigadores e escrivães”, garantiu.

Foto 4 Carnaval operação cidade segura - circuito cajazeirasO comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva, disse que durante esse período de festas os bombeiros vão trabalhar realizando vistorias técnicas em bares e casas de eventos e serviços de prevenção. “Vamos disponibilizar um efetivo de 82 bombeiros militares que vão atuar especialmente nas áreas de grande aglomeração com apoio de viaturas de combate a incêndio e ambulâncias”, destacou.

CORRELATA

Programação nos bairros, Centro e Madre Deus

A programação do Carnaval 2013 destaca programação neste sábado (2), com festança em espaços Viva nos bairros; e no domingo (3), quando haverá shows na Praça Deodoro e folia na Madre Deus.

Na Deodoro, no domingo (3), haverá apresentação do cantor Pepê Junior, seguido de Ronald Pinheiro e Monobloco. O encerramento da noite fica por conta do Bicho Terra. Os shows acontecerão sempre das 18h30 à meia-noite.

Na segunda noite de shows, no sábado (9), a animação ficará por conta da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Já na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude.

Vale destacar que no período do Carnaval oficial, o roteiro festivo de apresentações movimenta o circuito Deodoro/Cajazeira e a Madre Deus, de sexta (8) a terça-feira (12). O evento é realizado pelas secretarias de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES) e tem apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e São Luís Convention & Visitors Bureau.

 

Pontos na Madre e Ceprama

Também no domingo (3), a festança agita os pontos instalados no Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Ponto de Fuga. A partir das 18h, serão 26 atrações em cada um dos pontos, com direito a batidas como a da Brincadeira do Urso Caprichoso, além de blocos, tribos de índio, escolas de samba e muito mais.

A programação também agitará o Ceprama, no domingo (3). No local, haverá shows de Teresa Canto, Carlinhos Veloz, Cesar Teixeira e Banda Mákina du Tempo. As apresentações começam às 20h.

TELEFONES ÚTEIS

Ciops – 190

Defesa Civil – 199

Samu – 192

Disque Denúncia – 3223-5800 (capital) e 0300 313-5800 (interior)

Polícia Rodoviária Federal – 191

 

Sem comentário para "SSP apresenta “Operação Cidade Segura” para o Carnaval 2013"


deixe seu comentário