Linha Livre com Geraldo Castro | Secretário Luis Fernando Silva prestigia lançamento do 9º Festival Geia de Literatura, em Ribamar
Sábado, 10 de abril de 2021.

Secretário Luis Fernando Silva prestigia lançamento do 9º Festival Geia de Literatura, em Ribamar

Foto 1 Luis Fernando no lançamento do Festival Geia foto Handson ChagasLançada, nesta sexta-feira (25), na sede do Liceu Ribamarense I, a 9ª edição do Festival Geia de Literatura. O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do presidente do Instituo Geia, Jorge Murad e do prefeito de Ribamar, Gil Cutrim; de associados, patrocinadores, professores e estudantes. “O festival tem como objetivo despertar o hábito da leitura, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino em Ribamar”, declarou Luis Fernando Silva, que é ex-prefeito da cidade.

O secretário chefe da Casa Civil destacou que a iniciativa já apresenta resultados, de acordo com os índices do Ministério da Educação. “O Liceu Ribamarense I registrou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,8% e o Ribamarense II, alcançou 6,6%, ficando entre as melhores escolas maranhenses. O resultado se deve em parte a iniciativas como essa, além de outros investimentos que contribuem para uma educação pública de qualidade é possível”.

O Festival Geia de Literatura é realizado anualmente, sempre na última semana de agosto, em São José de Ribamar. A 9ª edição ocorrerá nos dias dias 28, 29 e 30 de agosto e englobará a V Gincana Geia do Conhecimento, com o V Desafio de Literatura, em parceria com a Faculdade Atenas Maranhense (Fama); a IV Olimpíada de Matemática, com a colaboração da Faculdade Pitágoras; o IV Concurso Professor Pesquisador; e o III Prêmio Geia de Monografia.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de março pelo site do instituto (www.geia.org.br). Segundo o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, já são nove anos contribuindo para o reforço escolar e incentivando o gosto dos alunos pela leitura. “Nesse período, temos aprimorado o festival, lançando novas atividades e gincanas, valorizando a literatura, especialmente os autores maranhenses”, explicou Jorge Murad. Este ano, a gincana cultural vai trabalhar as obras “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga; e “O cortiço”, do maranhense Aluízio Azevedo.

Durante os três dias do evento, intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas vão manter contato direto com a população de Ribamar, participando de palestras, feira de livros e oficinas literárias, valorizando a cultura e a tradição literária.

Para o prefeito Gil Cutrim, os alunos são os mais beneficiados com a iniciativa. “O festival vem fomentar a leitura trazendo mais conhecimentos sobre a literatura brasileira e maranhense. Estamos satisfeitos com essa parceria e esperamos que o festival seja um sucesso”, ressaltou.

 

Sem comentário para "Secretário Luis Fernando Silva prestigia lançamento do 9º Festival Geia de Literatura, em Ribamar"


deixe seu comentário