Linha Livre com Geraldo Castro | COLABORADORES DA CAEMA RETIRAM UMA TONELADA DE LIXO DA BARRAGEM DO BATATÃ
Sexta-feira, 18 de setembro de 2020.

COLABORADORES DA CAEMA RETIRAM UMA TONELADA DE LIXO DA BARRAGEM DO BATATÃ

 

Proteger e conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação de um dos recursos naturais mais importantes para a vida: a água. Este foi o objetivo da ação de retirada dos resíduos sólidos das margens da Barragem do Batatã promovida, hoje (16), pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e com o Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA).

A Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA mobilizou empregados, estagiários, bombeiros do BPA e servidores da SEMA, em uma ação que resultou na retirada de cerca de 1 tonelada de lixo, dentre os quais,  garrafas pets, sacos plásticos, pedaços de isopor, cofos, pedaços de tábuas, restos de calçados, pneus e um saco contendo frascos de medicamentos, tudo isso espalhados nas margens da Barragem.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA,  engenheiro Raimundo Nonato Medeiros, grande parte desses resíduos são depositados no local pela ação da chuva e do vento que espalham o lixo oriundo das comunidades localizadas próximas a Barragem do Batatã.

Raimundo Medeiros avalia que o resultado foi positivo, pois além de incentivar a educação ambiental, a ação foi eficiente na limpeza das margens da Barragem, já que foi retirado muito mais lixo do que o esperado. O gerente destaca a participação dos bombeiros. “Eles deram uma cobertura excelente para ação, se engajaram na limpeza e foram os últimos a sair”, ressalta.

Jairo Mota, 2º Tenente do Subgrupamento de Bombeiros Ambiental do BPA, participou ativamente, pois acredita que medidas como essas ajudam na conscientização da população sobre o correto descarte do lixo, para que este não chegue aos rios e polua as águas.

A participação da SEMA também foi fundamental para o sucesso da ação. A supervisora da Superintendência de Biodiversidade de Áreas Protegidas, Naira Vale, acredita que a ação é de fundamental importância, pois a reserva atende a toda comunidade. “Essa é uma responsabilidade compartilhada entre toda a sociedade e o poder público e é fundamental que os esforços resultem em ações para a defesa do meio ambiente”, afirma a supervisora.

O colaborador da CAEMA, Antônio César, assistente administrativo da Coordenadoria de Administração de Pessoas, afirma que a ação foi bem organizada e refletiu a responsabilidade social que a Companhia tem em relação aos recursos hídricos. “Recolhi garrafas, pneus e sacolas plásticas, no final me senti um agente de mudança em prol da despoluição e limpeza das nossas águas”, relata o colaborador.

As garrafas pets recolhidas durante a limpeza serão destinadas a entidades que atuam na área de reciclagem. Os outros resíduos sólidos serão encaminhados para o local adequado de descarte.

Sem comentário para "COLABORADORES DA CAEMA RETIRAM UMA TONELADA DE LIXO DA BARRAGEM DO BATATÃ"


deixe seu comentário