Terça-feira, 28 de janeiro de 2020.

SES realiza mutirão de cirurgias ortopédicas e ações de apoio à rede de urgência municipal

Pacientes do Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) estão sendo operados no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral) como parte das ações emergenciais desencadeadas pelo Governo do Estado para normalizar o atendimento na rede de urgência e emergência da capital. O mutirão de cirurgias ortopédicas vai acontecer até a próxima sexta-feira (28) e pretender atender no mínimo 60 pacientes, dos 103 que aguardavam por cirurgias no Socorrão II.

Os outros pacientes que estavam nos corredores do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foram transferidos para outras unidades de saúde municipais.  O diretor do Hospital Geral, Luis Alfredo Guterres, explicou que toda a equipe ortopédica está mobilizada neste mutirão, que tem como objetivo dar rotatividade ao atendimento no Socorrão II.

“O secretário Ricardo Murad visitou as instalações do Socorrão II neste final de semana e antecipou o mutirão, previsto inicialmente para começar na quarta-feira, para que o hospital municipal tenha condições de receber novos pacientes”, explicou Luis Alfredo.

A dona-de-casa Selma da Silva Cardoso, proveniente do município de Pindaré Mirim, era uma das pacientes transferidas do Socorrão II para ser operada no Geral. Assim como quase 80% dos casos, ela sofreu acidente com moto e estava há mais de 30 dias esperando pela cirurgia. “Não vejo a hora de voltar para casa e encontrar com os meus cinco filhos. É tudo que peço a Deus neste momento”, falou emocionada.

Vítima de acidente de trânsito ocorrido no dia 10 deste mês no Anel Viário, quando três pessoas morreram atropeladas, Raimunda de Fátima Santos Moraes estava no Socorrão II e foi operada no mutirão de cirurgia ortopédica do Geral. “Estou há 13 dias passando pelos Socorrões I e II para fazer esta cirurgia no braço. Graças a Deus, o Estado está ajudando e agora espero parar de sentir estas dores e viver um pouco mais”, disse ela, antes de entrar no centro cirúrgico.

Também nesta segunda-feira (24) foi feita a limpeza e desinfecção do Hospital da Criança que, assim como aconteceu no Socorrão I e no Clementino Moura (Socorrão II), recebeu material cirúrgico, medicamentos, material cirúrgico, rouparia e alimentação.  No Socorrão II, macas foram substituídas por camas, que receberam rouparia hospitalar. O mesmo trabalho foi estendido às unidades mistas do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Hospital da Mulher, para onde estão sendo transferidos 108 pacientes clínicos e cirúrgicos que estavam em macas e corredores dos hospitais de urgência e emergência.

Sem comentário para "SES realiza mutirão de cirurgias ortopédicas e ações de apoio à rede de urgência municipal"


deixe seu comentário