Linha Livre com Geraldo Castro | Suzuki lança novo Grand Vitara 2013 no Brasil
Terça-feira, 29 de setembro de 2020.

Suzuki lança novo Grand Vitara 2013 no Brasil

O Grand Vitara 2013 passou por reestilização e acaba de desembarcar no Brasil com novas tecnologias, como o piloto automático e o Brake Override. A mudança no visual fica por conta da grade frontal e do pára-choque dianteiro que ganham um design moderno. Outras novidades desse tradicional SUV, que já está à venda nas concessionárias Suzuki, são os tecidos, rodas e as versões com teto solar.

Eleito um dos carros mais confiáveis do mundo, segundo estudo alemão TÜV Report 2011, por apresentar reduzida necessidade de manutenção, o novo Grand Vitara passa a ter de série e em todas as versões mais um item de segurança, o Brake Override. O sistema reconhece quando acelerador e freio estão pressionados ao mesmo tempo e garante a desaceleração do veículo em situações de emergência.

Outra tecnologia é o Cruise Control, piloto automático que acompanha os modelos com transmissão automática. O comando, uma vez programado, permite retirar o pé do acelerador e proporciona maior conforto ao dirigir em estradas por garantir a precisão no controle de estabilidade.

Seguindo a tendência mundial de cores do mercado de luxo, o Grand Vitara recebe aplicação exclusiva da cor bronze, em limited edition, com acabamento interior em tecidos e couro bege. Disponível com transmissão automática e opções de tração 4×2 ou 4×4, a edição limitada tem versões com teto solar que deixa o visual mais leve e sensação de amplitude para quem está dentro do veículo.

O Grand Vitara limited edition e todas as outras novidades da Suzuki poderão ser conferidas no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro até 04 de novembro.

Segurança
A construção do Grand Vitara em monobloco com sub chassi heavy duty incorporado gera maior durabilidade e resistência à torção. Além de permitir projeto para maior espaço interno e facilitar o acesso de entrada e saída dos ocupantes.
A estrutura possui áreas que deformam de modo programado a fim de garantir maior segurança aos ocupantes em caso de colisão. As zonas de deformação absorvem a energia do impacto e reduzem a desaceleração do veículo para garantir menor impacto aos passageiros.

Na parte frontal, o cinto de segurança traz ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis (o primeiro para colisões leves, o segundo puxa o corpo para traz e o terceiro que aciona o airbag).

Os airbags complementam o cinto de segurança e protegem a parte superior dos ocupantes. Importante ressaltar que o acionamento da bolsa de ar é apenas em casos extremos para proteção de lesões fatais.

O motorista ainda dispõe de pedais desmontáveis e coluna de direção retrátil em caso de impacto. Nos bancos traseiros, os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para os três ocupantes, além do sistema de fixação para cadeirinhas e assentos infantis (Isofix). As portas traseiras também trazem o sistema antiabertura suplementar de segurança (trava para crianças).

Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e possuem os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos) e o BAS (sistema que identifica uma situação de emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumenta automaticamente a carga da frenagem nas rodas independente da força aplicada).

Desempenho
O motor de alumínio, 2.0L (DOHC), mais leve, contribui para o desempenho do veículo com baixo nível de ruído, vibrações e aspereza (NVH). Movido à gasolina e 16 válvulas, é capaz de entregar 140 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm. O coletor de admissão variável de controle eletrônico otimiza o torque e potência para todas as faixas de rotação do motor.

A suspensão McPherson na dianteira com barra estabilizadora tubular e Multilink na traseira, receberam atenção especial em seu projeto com a calibração de molas e carga dos amortecedores. Associados aossub chassis heavy duty e à estrutura monobloco, garantem segurança de maneira única com um padrão de dirigibilidade excepcional.

A versão 4×4 do Grand Vitara é equipada com o mais robusto, resistente e confiável sistema de tração permanente. No asfalto, por ser All Wheel Drive (AWD) entrega mais grip o que aumenta a segurança. No uso fora de estrada o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado e reduzida aumentando a aderência e força para qualquer tipo de terreno, inclusive no uso severo off-road.

Todas as mudanças de tração são acionadas eletronicamente por meio de um botão giratório no painel, o que torna possível optar entre os modos: 4H recomendado para uso urbano (condição AWD em que o torque é distribuído 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro), 4H lock ideal para off-road (bloqueia o diferencial central e iguala o torque na dianteira e traseira), modo 4L lock com tração 4×4 com reduzida para ser utilizado em situações off-road extremas. Assim, garante uma condução segura mesmo em piso molhado, curvas ou condições de uso extremas. O modo N desacopla a caixa de transferência e permite reboque sem danos.

O novo Grand Vitara apresenta também a versão 4×2 com tração traseira, para os consumidores que buscam um SUV robusto, ideal para rodar com segurança na cidade e para viagem no fim de semana.

Estilo e conforto
O SUV da Suzuki possui a dirigibilidade de um sedan com um amplo espaço interno sem aumentar o comprimento total do veículo. O ângulo de abertura das portas, otimizado, garante o fácil acesso a todos os ocupantes. O Grand Vitara traz a medida ideal para a família e um porta-malas com diversas configurações de capacidade de carga.

De série, o modelo traz espelhos retrovisores elétricos, estepe na porta traseira com capa rígida (com exceção da versão manual – 4×2), gancho para reboque dianteiro e traseiro, pára-choque dianteiro, traseiro e maçanetas na cor do veículo, conceito roof rack (rack de teto) incorporado ao veículo e vidros verdes.

A cabine contém itens que visam aumentar o prazer de estar a bordo do novo Grand Vitara. Entre os oferecidos de fábrica estão: ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com inclinação em três níveis e rebatimento de encosto (70% e 30%). Descansa-braço central, direção hidráulica, computador de bordo com 11 funções (na versão automática) ou com 10 funções (na versão manual), regulagem de altura na coluna de direção, vidros elétricos e trava elétrica central.

As cores disponíveis do novo Grand Vitara são: Prata, Branco, Preto, Azul, Vermelho, Cinza Metálico e, em edição limitada, Bronze.

Tabela de preços (24/09/2012)
Grand Vitara 2012/2013
4×2 manual – R$ 72.914,00
4×2 automático – R$ 80.300,00
4×4 manual – R$ 81.875
4×4 automático – R$ 88.025,00
4×2 automático com teto solar – R$ 82.300,00
4×4 automático com teto solar – R$ 90.025,00
Versão Limited Edition – disponível a partir do Salão do Automóvel

Suzuki
Entre e Divirta-se
Com mais de 100 anos de tradição, a Suzuki ultrapassou 40 milhões de carros vendidos nos 196 países em que está presente. Uma marca forte, referência internacional e conhecida por investir na qualidade e tecnologia de seus veículos.

Consolidada no Brasil, a Suzuki é a quarta montadora no Japão e está entre as maiores no mundo. Até o final de 2012, o Jimny será o primeiro veículo da marca com produção nacional.

Muito mais que vender carros, a Suzuki está aliada a um estilo de vida, ao espírito jovem, alegre e descontraído de seus consumidores. Características presentes em cada um dos produtos que comercializam em concessionárias distribuídas por diferentes regiões do país. Seja na robustez do Jimny, no amplo espaço interno do Grand Vitara ou no único SportCross do Brasil, o SX4.

Sem comentário para "Suzuki lança novo Grand Vitara 2013 no Brasil"


deixe seu comentário