Linha Livre com Geraldo Castro | Secretário Alberto Franco apresenta programa “Maranhão Sem Drogas”
Terça-feira, 1 de dezembro de 2020.

Secretário Alberto Franco apresenta programa “Maranhão Sem Drogas”

O secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, fez a apresentação, na tarde desta terça-feira (3), do programa “Maranhão Sem Drogas”, na Sala de Reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, na presença de representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Participaram, entre outros, a subsecretária de Administração Penitenciária, Leopoldina Amélia; major Jorge Araújo, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar; Jaqueline Boabraid, representando a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e delegado Sebastião Uchoa, superintendente de Polícia Civil da Capital.

O objetivo do programa é prevenir o uso de drogas e reduzir os danos e o tráfico, encontrando alternativas para reinserir socialmente os usuários, com a participação de todas as secretarias. A apresentação, com o detalhamento do plano de ações e metas, foi feita pelo coordenador de implantação da iniciativa, Leôncio Lima.

O secretário Alberto Franco disse que o programa estratégico de prevenção prevê ações em longo prazo e que começará a ser posto em prática dentro de alguns meses e terá duração de 20 anos.

“Nós iremos trabalhar em parceria com as secretarias, disk denúncia e sociedade civil organizada. Nós temos números assustadores relativos ao consumo e tráfico de drogas, concernentes a todos os municípios. Precisamos agir com enfoque na prevenção e nos baseando em princípios da Pedagogia, treinando professores e estabelecendo diálogos com a família”, disse o secretário, acrescentando que, para a elaboração do projeto, foram extraídas idéias de programas do Governo Federal e outras já existentes, tendo como base a realidade maranhense.

De acordo com o secretário, as ações serão extensivas às escolas, praias, além de outros espaços e uma das estratégias é tirar os jovens da ociosidade, com atividades recreativas, laborativas e até rentáveis. “A ideia é reduzir em até 70% o consumo de drogas no Maranhão”, frisou Alberto Franco.

Sem comentário para "Secretário Alberto Franco apresenta programa “Maranhão Sem Drogas”"


deixe seu comentário