Linha Livre com Geraldo Castro | Equipe da Semapa realiza visita técnica aos produtores de frango caipira
Sexta-feira, 25 de setembro de 2020.

Equipe da Semapa realiza visita técnica aos produtores de frango caipira

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), comandada pelo secretário Júlio França, realizou visita técnica a produtores familiares integrantes do Programa do Frango Caipira. Foram visitadas dezenas de sítios e quintais instalados nas comunidades de Tajaçuaba, Cajupari e Tagipuru, Zona Rural do Município.

O objetivo da visita foi ver de perto a qualidade das instalações dos aviários, desenvolvimento dos plantéis, avaliação de crescimento das aves e definição da data de comercialização e abate do primeiro lote de frangos, que está para completar 90 dias.

O secretário Julio França se mostrou otimista com os resultados encontrados nas propriedades visitadas e garantiu a ampliação do programa para o próximo trimestre. Para ele, fora um ou outro caso pontual, a maioria dos produtores conseguiu bons resultados. O primeiro lote de frangos, ainda com 70 dias de engorda, chegou a atingir entre 2,5 e 3,0kg por animal abatido e atingiu o preço de 25 reais a unidade comercializada na porteira do produtor.

“É claro que daqui a 20 dias, quando colocarmos 15 toneladas/mês de carne de frango caipira no mercado de São Luís, a tendência do preço é cair e baixar de 30 reais para estabilizar num patamar de 20 reais a unidade. O frango caipira, produzido com o apoio da Prefeitura, vai promover uma oferta regular desse produto no mercado local, funcionando, também, como estoque regulador de preços”.

O Programa do Frango Caipira é um reforço da Prefeitura de São Luís para incentivar o Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS – de Avicultura, que recebe orientação e assistência técnica da Semapa e é uma das ações da administração do prefeito João Castelo para estimular a criação do frango caipira entre os produtores locais, além de incrementar o abastecimento de carne de frango nas feiras e mercados públicos da capital.

Agricultura familiar – O programa foi iniciado em março deste ano, com a participação de 42 agricultores familiares e sitiantes instalados na Zona Rural do Município. Na ocasião, foram distribuídos um lote com 100 unidades de pintos de um dia e ração do tipo crescimento para 30 dias de alimentação; no mês seguinte, outro lote de 100 animais e a quota devida de ração; e, no terceiro mês, mais um lote de 100 aves e a ração para todo plantel, de acordo com idade dos frangos, totalizando 300 animais por produtor cadastrado.

O coordenador de produção da Superintendência de Produção da Semapa, Francisco de Assis da Costa, responsável pela implantação do programa, disse que frango caipira não é uma raça de ave e sim o processo de criação e engorda, por isso os produtores do programa receberam pintos de três raças diferentes. “O melhor resultado de conversão alimentar está sendo obtido pelas raças isa francesa e label rouge. Enquanto que o rock barrada, a terceira raça, será eliminada pelo programa, por apresentar baixo desempenho”, disse Francisco de Assis.

O frango caipira produzido no DRS de Avicultura da Semapa estará à disposição dos consumidores a partir da primeira quinzena de junho nas feiras e mercados públicos da capital, diretamente do produtor ao consumidor. Está sendo programada, também, a instalação de um ponto de venda permanente na própria Semapa, na BR135, Km 0, s/n – Tirirical.

Sem comentário para "Equipe da Semapa realiza visita técnica aos produtores de frango caipira"


deixe seu comentário