Linha Livre com Geraldo Castro | Prefeitura de São Luís finaliza obras de modernização da iluminação pública de pontes
Quinta-feira, 3 de dezembro de 2020.

Prefeitura de São Luís finaliza obras de modernização da iluminação pública de pontes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está concluindo as obras de modernização e eficientização da iluminação pública das pontes Bandeira Tribuzzi (Camboa/Jaracati), Newton Bello (Caratatíua/Ipase) e Hilton Rodrigues (Ipase/Ivar Saldanha).

A Prefeitura já executou a eficientização de mais de 14 mil pontos de luz em mais de 40 bairros da capital, expandindo o parque de iluminação pública em mais de 7.500 pontos de luz, incluindo as pontes. O novo sistema proporcionará maior eficiência luminosa, agregando valor estético à urbanização das pontes e oferecendo melhor conforto visual à população da capital.

Segundo o superintendente de Iluminação Pública da Semosp, Clóvis Paz, as obras estão sendo realizadas com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip) e consistem na implantação da iluminação pública do tipo funcional no padrão ornamental em poste metálico cônico reto.

“Nos postes, foram instaladas luminárias modernas de maior eficiência luminosa com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts/220volts, fixadas em braços ornamentais na cor azul, com sinalizador no topo do poste também na cor azul, o que complementa o padrão estético das obras nas pontes”, explicou Clóvis Paz.

O superintendente disse ainda que, desde o projeto até a conclusão das obras, a Semosp adota em suas construções o que prescreve a norma e os critérios técnicos de construção e segurança de instalações elétricas, cumprindo com o que determina a correta métrica técnica da engenharia para a nova iluminação pública implantada nas pontes.

“A Secretaria também utiliza tecnologias novas que valorizam o padrão estético das obras e possibilitam ganhos qualitativos de eficiência energética e luminosa de suas instalações luminotécnicas”, afirmou o superintendente.

Paralelamente à modernização da iluminação pública, o secretário adjunto da Semosp, Roberto Mouchereck, informou que a Prefeitura de São Luís revitalizou o passeio público das pontes Bandeira Tribuzzi, Newton Belo e Hilton Rodrigues com concreto premoldado e restaurou o guarda-corpo e o guarda-rodas com serviços de pintura. As vias tiveram também a camada asfáltica recuperada e receberam sinalização horizontal.

Padrão técnico – A nova iluminação pública das pontes segue o mesmo padrão que já foi implantado nas obras de melhoria e eficientização da iluminação pública de São Luís realizadas pela Prefeitura nas avenidas Santos Dumont (Tirirical), Carlos Vasconcelos (São Cristóvão), Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória), Guajajaras e Holandeses.

A mesma tecnologia foi utilizada também na iluminação artística da Casa das Tulhas (Mercado da Praia Grande), da Pedra da Memória (Avenida Beira Mar), do Talude da Praça Maria Aragão (Centro), nos campos do Tocão (Jardim São Cristovão) e do Fecurão (Cohab).

“Com esses dados, a gestão do prefeito João Castelo complementa um conjunto de obras de um grande projeto da Prefeitura de São Luís de eficientização máxima do seu Parque de Iluminação Pública que hoje tem mais de 88 mil pontos de luz”, destacou Clóvis Paz.

Na ponte Bandeira Tribuzi, com 1.600 metros de extensão, incluindo suas alças, foram substituídos 116 pontos de luz com 116 novas luminárias equipadas com lâmpadas de vapor metálico e reatores internos de 400 watts. Para o recondutoramento do circuito, foram instalados dez mil metros de cabos.

Com 360 metros de extensão, a ponte Hilton Rodrigues recebeu 15 pontos de luz, com 15 novas luminárias e 3.500 metros de cabo para reconduzir o circuito.

Nos 400 metros de extensão da ponte Newton Belo, foram colocados 18 pontos de luz com novas luminárias e utilizados 4.000 metros de cabo para o novo circuito.

Informações da Secom São Luís

Sem comentário para "Prefeitura de São Luís finaliza obras de modernização da iluminação pública de pontes"


deixe seu comentário