Linha Livre com Geraldo Castro | Prefeitura capacita condutores de tração animal de São Luís na área Itaqui-Bacanga
Sábado, 5 de dezembro de 2020.

Prefeitura capacita condutores de tração animal de São Luís na área Itaqui-Bacanga

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), está capacitando, através de cursos presenciais, os condutores de tração animal (carroceiros) de São Luís. A primeira turma começou na noite de segunda-feira (12), na Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (Acib), com um grupo de 30 profissionais que trabalham naquela região.

O curso com carga horária de 20 horas/aula prosseguirá até a próxima sexta-feira (16), das 19h às 22h e tem como parceria as secretarias municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), de Trânsito e Transportes (SMTT), de Orçamento Participativo (Semop) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“O curso teve início no bairro do Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga porque há uma maior concentração de condutores nesta localidade e eles solicitaram esta capacitação profissional”, afirmou Artur Thiago Costa, superintendente de Área de Elaboração de Programas e Projetos da Seplan.

Empreendedorismo – O Programa de Capacitação para Condutores de Tração Animal começou com o curso de “Empreendedorismo e Qualidade no Atendimento”, ministrado pela instrutora da Seplan, Glória Guerreiro. Eles tiveram noções de atendimento ao cliente e de como ingressar em outra área profissional para aumentar a renda familiar.

Há 17 anos na profissão, Zacarias Costa, de 48 anos, sentia-se satisfeito em participar da primeira turma, depois de um longo e cansativo dia de trabalho. “Neste curso, a gente ganha mais conhecimento e com isso nos capacitamos mais para exercermos a nossa profissão de condutor de tração animal e também para aprendermos a nos preparar para exercer outra profissão e assim melhorarmos nossa vida”, disse.

Logo após a finalização do primeiro curso, o programa dará prosseguimento aos cursos de capacitação nos bairros onde existe uma concentração significativa de condutores de tração animal a exemplo dos bairros da Camboa, Coroadinho, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Vila Luizão, entre outros.

Pesquisa – A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias citadas acima, elaborou um relatório no qual foram entrevistados mais de 600 condutores de veículos de tração animal, no período de 29 de agosto a 22 de outubro de 2011 em diversas regiões da capital.

Com a pesquisa, a Prefeitura realizou um amplo levantamento socioeconômico da categoria, que identificou que 37% dos condutores possuem entre 44 e 60 anos de idade; e que 60% deles gostariam de ser qualificados em outra profissão e, ainda, que 50% recebem por mês menos de um salário mínimo.

Por meio da pesquisa, foi possível identificar também as expectativas dos condutores com relação ao poder público, dentre elas a necessidade da capacitação profissional; demandas com relação a ações de assistência médica-veterinária aos animais (o que já acontece nas ações da Semapa e do Programa Cidadania Para Todos); contratação pelas empresas de coleta de lixo para auxilio na limpeza pública; acesso ao crédito, dentre outras solicitações.

Sem comentário para "Prefeitura capacita condutores de tração animal de São Luís na área Itaqui-Bacanga"


deixe seu comentário