Linha Livre com Geraldo Castro | Inscrições para o projeto Beleza com Cidadania começam nesta segunda na Liberdade
Domingo, 29 de novembro de 2020.

Inscrições para o projeto Beleza com Cidadania começam nesta segunda na Liberdade

Idealizado pelos guardas municipais do Grupo de Ações Comunitárias (GAC) como um catalizador para a implantação da Cultura de Paz e da conscientização dos jovens, o projeto “Beleza com Cidadania nas Comunidades – um glamour do mundo da Moda e do desfile” foi lançado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). As inscrições começam nesta segunda-feira (12), no horário das 9h às 17h.
As inscrições são gratuitas e acontecem, a partir desta segunda (12), no Stúdio Artes Cênicas, atrás da Academia Castelo Branco, no Monte Castelo; e na Escola Mário Andreazza, próximo ao Viva da Liberdade; dia 19, na Igreja Calábria, na Cidade Operaria, e na Vila Embratel; dia 22, na Aplan, próximo à Delegacia de Polícia. A grande final acontecerá em maio com valiosos prêmios para as vencedoras. O Beleza com Cidadania nas Comunidades terá três fases com meninas de 14 a 25 anos.
O projeto basicamente faz a captação em quatro polos de diferentes bairros: Liberdade, Alemanha, Vila Embratel e Cidade Operária.  “O ideal é que estamos utilizando um importante catalisador – o mundo da moda, do desfile e da beleza – para trazer essas meninas e, assim, promover um seminário voltado para elas, com palestras sobre valorização da mulher, Lei Maria da Penha e direitos da mulher”, informou o titular da Semusc, Luiz Carlos Magalhães.
Além dessa inserção de cultura e de cidadania, as jovens vão participar de quatro seletivos. A semi-final e a final do evento vão acontecer no Circo da Cidade, na Avenida Beira-Mar. Luiz Carlos Magalhães observa que “apesar de estarmos usando o evento como mecanismo de coleta de buscas dessas jovens de 16 a 25 anos para nosso Projeto de Cidadania, o mais importante disso tudo é promover a conscientização da importância da valorização da mulher dentro da sociedade e, também, o afastamento de um problema que ainda é muito sério no Brasil, em termos de criminalidade – que é a violência contra a mulher”.
Garota Cidadania – O projeto Beleza com Cidadania nas Comunidades, além dos dois grandes motes – buscar preventivamente uma ação de implantação de Cultura de Paz e Cidadania, que afaste esse problema da violência contra a mulher, e ainda conscientizá-las de seus direitos, com uma visão mais ampla de sua importância na sociedade –, também visa promover conhecimentos capazes de motivar o senso crítico e responsabilidades que contribuirão para a sua formação futura, além de despertar nas jovens o espírito de cidadania e a importância da sua colaboração para com o poder público e a sociedade.  O ponto culminante será uma festa, onde sete jurados vão escolher a Garota Cidadania. 
Em cada um dos quatro polos – Liberdade, Alemanha, Vila Embratel e Cidade Operária –, serão selecionadas 40 garotas, que vão concorrer entre si. A etapa seguinte é a semi-final, com 12 semi-finalistas, tendo como palco o Circo da Cidade, na Praia Grande.
“E, na grande culminância do projeto, teremos seis finalistas”, informa o guarda municipal Ferreira Ramos, um dos coordenadores do projeto, que tem como parceiros Microlins, Curso Wellington, Bit Company, Terra Mídia, Quarup, Torybrindes, Instituto Embeleze, Marcelo Surf , Vivo, dentre outros.
Mais informações pelo telefone 3212.8474 ou através do facebook Cidadaniacomunitária.
Ciclo de palestras – Dentro do ciclo de palestras, destaque para “Violência Doméstica à Mulher”, com o guarda municipal Agnaldo; “Gravidez na Adolescência DST/AIDS”, com a guarda municipal Lívia; “Saúde Alimentar”, com a nutricionista Regiane, da Semusc; e “Drogas na Adolescência”, com palestrantes do Grupo de Segurança Escolar (GSE), da Guarda Municipal de São Luís.
Informações da Secom – Prefeitura Municipal 

Sem comentário para "Inscrições para o projeto Beleza com Cidadania começam nesta segunda na Liberdade"


deixe seu comentário