Funcionando como um importante mecanismo de estímulo à produção de alimentos e geração de emprego e renda, o projeto Peixe nos Bairros, nos últimos seis meses, já comercializou mais de 15 toneladas de pescados e mariscos variados em diversos bairros do município de São José de Ribamar.
O projeto pioneiro, desenvolvido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, funciona como uma feira itinerante nas dependências do Caminhão Feira do Peixe, veículo totalmente adaptado para transportar, armazenar e comercializar até 3,5 toneladas de pescado e mariscos por dia.
Os produtos são comercializados a preços bem abaixo (entre 10% a 15%) dos praticados nos mercados e feiras da Grande Ilha.
“A administração do prefeito Gil Cutrim marcou, mais uma vez, um gol de placa ao implantar o projeto Peixe nos Bairros, iniciativa que nos oferece a oportunidade de comprarmos produtos de qualidade a preços bem mais em conta”, comentou a dona-de-casa Elida Lima, moradora do Parque Jair, um dos vários bairros ribamarenses beneficiados com a iniciativa.
Em São José de Ribamar, o Peixe nos Bairros segue a mesma linha de atuação do projeto Feira de Safra, iniciativa também pioneira criada pela prefeitura e que promove, desde 2005, feiras itinerantes, com a comercialização de produtos variados, nos bairros ribamarenses.
Munido de câmaras frigoríficas e outros equipamentos (balanças, expositores, dentre outros) que lhe permite funcionar como um ponto móvel de comercialização, o Caminhão Feira do Peixe continuará percorrendo, ao longo deste mês e durante todo o ano de 2012, bairros do município promovendo feiras itinerantes.
Além de beneficiar o consumidor, em especial o de baixa renda, o Caminhão Feira do Peixe é um instrumento que já está melhorando a distribuição geográfica da produção, com significativo aumento da renda do pescador, além da melhoria na qualidade nutricional da população ribamarense que pode consumir um produto mais saudável.
“Além de vendermos a nossa produção para a prefeitura, através do programa municipal de aquisição de alimentos, agora nós temos o Peixe nos Bairros, que nos oferece a oportunidade de comercializarmos os produtos nas comunidades, negociando diretamente com o consumidor. Para nós, pescadores, esta iniciativa está sendo muito rentável”, avaliou o pescador José de Ribamar Sousa, que participa do projeto.