A Casa Familiar Rural faz parte da rede municipal de ensino e desenvolve a pedagogia da alternância pela qual os alunos passam uma semana na escola e outras em atividades domiciliares, sob supervisão dos professores

Alunos da Casa Familiar Rural, da Prefeitura de São Luís comemoram festas juninas com animado arraialO clima de alegria das festas juninas tomou conta das escolas da rede municipal de São Luís que se transformaram em verdadeiros arraiais. A festança, além de promover um ambiente de diversão, também é uma forma de incentivar a valorização da cultura popular e das tradições maranhenses. As ações integram a política educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a inclusão das festas juninas no calendário escolar são importantes para o fortalecimento da identidade cultural dos alunos e contribuem para maior aproximação entre a escola e a família. “É nesse momento que muitos alunos podem ter contato com as manifestações culturais maranhenses conhecendo o bumba meu boi, o tambor de crioula, a quadrilha, o cacuriá. Eles também realizam pesquisas, fazem atividades sobre esse tema em sala de aula e participam de arraiais em conjunto com toda a comunidade escolar, incluindo os pais”, pontuou o secretário.

Na Casa Familiar Rural, localizada no bairro Quebra Pote, zona rural de São Luís, a festa junina encerrou o 1º semestre do ano letivo. Todos os alunos se envolveram na organização do arraial, cuidando da decoração e da programação. No cardápio teve bolo, canjica, mingau de milho, pipoca e entre as brincadeiras, corrida de saco, dança das cadeiras, corrida de limão e quadrilha.

De acordo com a gestora da Casa Familiar Rural, Samara Tanabe Viegas, a realização do arraial já é uma tradição da escola e os alunos fazem questão de participar de todas as etapas. “Além de ser um momento da nossa cultura, no qual aproveitamos para fortalecer o aprendizado sobre a arte e a cultura maranhense com ênfase no bumba meu boi, é também uma oportunidade de reforçar a importância de compartilhar esses momentos”, explicou.

O aluno Micael Costa, do 8º ano, se destacou como produtor da festa junina e fez toda a coreografia da quadrilha. Ao final das apresentações foi homenageado pelos colegas e professores e ficou emocionado. “Foi ótimo. Estou muito feliz pelo resultado e por ter tido o apoio dos meus amigos”.

A quadrilha teve a participação de 24 alunos, entre eles Jadson e Graziele Nunes, do 8º ano. Em seu primeiro ano na escola, Graziele achou o São João bem mais divertido. “Aqui é uma ótima escola. A festa foi muito melhor do que todas as que eu já tinha participado”. Para Jadson foi um momento de união para realização da festa. “Nós juntamos as turmas e organizamos tudo. Para mim foi ótimo porque eu amo o São João”.

A Casa Familiar Rural é vinculada à Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos da Semed e desenvolve a pedagogia da alternância pela qual os alunos passam uma semana na escola e outras em atividades domiciliares, sob supervisão dos professores que realizam visitas técnicas nas casas dos alunos.

Além do currículo comum, têm aulas também de zootecnia, agricultura, horticultura e piscicultura. Os alunos têm faixa etária acima de 14 anos e possuem aulas teóricas e práticas em uma área de muito verde e livre acesso à natureza.