Sexta (29) e sábado (30) a gestão do prefeito Edivaldo promoverá uma ação bota-fora no Bequimão com o objetivo de intensificar a limpeza no local; população deve deixar o que precisar ser descartado na frente de casa para que seja recolhido

Prefeitura de São Luís combate descarte irregular com grande ação de limpeza no Bequimão neste fim de semanaA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, buscando garantir mais qualidade de vida e saúde para à população, segue intensificando as ações de limpeza nos bairros de São Luís e realiza, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o Bota-Fora Bequimão. Durante a manhã dos dois dias serão recolhidos os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. As ações bota-fora realizadas pela Prefeitura de São Luís este ano já somaram 55 toneladas de resíduos recolhidos. A ação é executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

 

As ações de limpeza no bairro Bequimão são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda terça, quinta e sábado no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro e comunidades do entorno neste fim de semana.

 

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação. “Os resíduos volumosos são recebidos nos 11 Ecopontos já entregues pelo prefeito Edivaldo e que estão em pleno funcionamento em São Luís. A entrega deve ser feita de forma voluntária pela população, mas no Bota-Fora a Prefeitura de São Luís faz o recolhimento porta a porta naqueles bairros onde o volume de descarte irregular é elevado”, disse.

 

BOTA -FORA

Durante o bota-fora, a partir das 8h, agentes de limpeza estarão nas ruas dos bairros, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Por isso, a Prefeitura de São Luís pede à comunidade que não acumule lixo no seu quintal e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido.

 

Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.

 

Encerrando a programação de atividades no sábado, às 8h30, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza fará uma apresentação, onde conversará com a população, tirando dúvidas sobre os serviços de limpeza urbana e o manejo adequado do resíduo doméstico.

 

AÇÕES AMPLIADAS

A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Na semana passada a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos.

 

O que será recolhido?

Eletrodomésticos que não funcionam
Pneus
Móveis fora de uso
Entulho de obras
Resto de poda e capina

O que os moradores devem fazer?
Colocar em sua porta a partir das 8h de sexta-feira tudo aquilo que desejam descartar.

Secom – Prefeitura