Presidente do TJ-MA, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, afirmou que mais que uma simples data de comemorações o Dia Internacional da Mulher é, na verdade, uma inegável oportunidade para uma profunda reflexão sobre a situação do segmento feminino na sociedade.

O magistrado diz que, mundialmente vinculado às reivindicações femininas por Justiça e igualdade social, o Dia Internacional da Mulher indica que é necessário que seja continuado o trabalho em busca da concretização dos direitos já positivados no ordenamento jurídico, mas ainda não efetivados plenamente.
“Com essa preocupação, o Poder Judiciário do Maranhão conclama que todos  sigam juntos, de mãos dadas, trabalhando pela construção de um mundo melhor, de uma vida mais digna para todos, sem a violação dos direitos das mulheres”, asseverou.
Para o presidente do TJMA, o Dia Internacional da Mulher deve ser um referencial da luta incessante contra todas as formas de discriminação e de exploração, para que a mulher cidadã, orgulhosa de seu gênero, possa ocupar o espaço que lhe cabe na construção de uma sociedade mais justa.
“Reafirmamos o compromisso do Poder Judiciário com a defesa e o fortalecimento dos direitos das mulheres em prol do respeito e da efetiva igualdade de gêneros no Maranhão e no país. Que o sentimento de luta contra as injustiças impostas às mulheres continue presente todos os dias do ano”, assinalou.

Presidente do TJMA recebe desembargadores do Judiciário da Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, recebeu nesta quinta-feira (7), em seu gabinete, a visita da corregedora-geral da Justiça da Bahia, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, e do corregedor das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá.

Eles estavam acompanhados pelo corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Marcelo Carvalho Silva.

Durante a visita, os magistrados falaram de assuntos institucionais, entre eles o Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que será realizado na cidade de Salvador (BA), quando o Tribunal de Justiça da Bahia completa 410 anos de existência.