ImagemConsulta médica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar (exame de diabetes) e orientações sobre prevenção do câncer de próstata foram algumas das atividades realizadas pelo Centro de Saúde Francisco Martins de Sousa, na manhã desta quarta-feira, 25, no distrito de Peri de Baixo.

 

A ação, que contou com o apoio da Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte da programação especial do “Novembro Azul”, para reforçar aos homens da cidade a importância da consulta médica e exames periódicos para a prevenção do câncer de próstata. Para o diretor do Centro de Saúde, Enfermeiro Leandro Pimentel, “os homens ainda são muito resistentes quando o assunto é exame de próstata. Mas é necessário desmistificá-lo, uma vez que a prevenção é um fator crucial no combate ao câncer”, disse.

 

Durante o evento, enfermeiros do programa de Estratégia Saúde da Família (ESF), sob o comando da enfermeira Núbia Raquel, e os agentes comunitários de saúde orientaram o público-alvo sobre como cuidar melhor da saúde. Também foram distribuídos kits de informações e realizado sorteio de camisas.

 

Mais de 50 pessoas solicitaram exames de ultrassonografia da próstata. Os procedimentos médicos serão realizados, a partir do dia 04 de dezembro, no próprio Centro de Saúde, de Peri de Baixo.

 

A secretária de Saúde, Tatá Torres, representou o prefeito Alan Linhares na ação. Segundo ela, a determinação do gestor municipal, é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. “A iniciativa atende um pedido do nosso prefeito, que é reforçar as ações preventivas durante todo este mês. A atual administração garante toda a estrutura para que a equipe de saúde possa se dedicar nas ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem”, ressaltou.