O município de São José de Ribamar ganhará um novo e moderno plano estratégico de políticas públicas direcionado para a melhoria da vida da população. Trata-se do São José de Ribamar em Ação, cujo lançamento acontecerá neste sábado (08), a partir das 9h, na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, na sede da cidade.

 

As ações do plano serão desenvolvidas durante todo o segundo semestre e ao longo do próximo ano e focarão nas áreas da saúde, educação, tecnologia digital, combate as drogas, mobilidade urbana e moradia rural.

 

No setor da mobilidade urbana, será executado um amplo programa de revitalização da malha viária do município. Nele, estão incluídas ações de recuperação e melhoramento de vias, além da pavimentação e urbanização de outras situadas em várias regiões da cidade.

 

A área da tecnologia digital abrangerá diversas frentes de trabalho que irão propiciar a implantação de pontos de Internet gratuita; instalação de sistema de monitoramento de câmeras em pontos estragégicos visando contribuir com o Estado no setor da segurança pública; oferecimento de novos serviços on line; comunicação integrada entre as Secretarias Municipais através de sistema moderno de fibra ótica; dentre outras.

 

Na moradia rural, será desenvolvido, em parceria com o Governo Federal, programa de habitação que beneficiará agricultores familiares da cidade com a construção de 500 casas nos polos Cidade Nova/Itapari; Bom Jardim; São Paulo; Monte Alegre; Piçarreira; São Bráz Macado, Andiroba e Guarapiranga.

 

Um plano estratégico de combate e de prevenção ao uso de drogas, principalmente junto aos jovens, será executado por meio de ações de conscientização da comunidade; cursos e palestras que irão formar multiplicadores das diretrizes do programa municipal de prevenção ao uso de drogas; criação de políticas de parcerias público privadas; implantação do Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas e dos Comitês Escolares de Políticas Sobre Drogas.

 

Na área da saúde figuram como principais ações expansão da rede de Unidades Básicas de Saúde; realização permanente de palestras educativas na rede municipal de ensino sobre o combate a violência doméstica e necessidade de denunciar casos de agressões; implantação de um observatório municipal de trânsito; instalação de novos conjuntos semafóricos em todas as regiões da cidade; dentre outras.

 

No setor educacional, as ações estarão pautadas na expansão da rede de ensino; melhoramento e modernização da estrutura física dos prédios já existentes na rede; ampliação do Programa Acesso Amigo, através do qual 25 escolas, até o momento, já receberam modernos laboratórios de informática; oferecimento de novos cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal de ensino; dentre outras.