carnaval (1)Mais de 100 grupos folclóricos da terra (blocos organizados, bandas, blocos afro, escola de samba, tambor de crioula, blocos alternativos, grupos de samba, dentre outros) irão animar o Carnaval tradicional do município de São José de Ribamar, festa promovida pela administração do prefeito Gil Cutrim e que terá início nesta sexta-feira (13).

A programação completa da festa, assim como do Lava Pratos 2015, pode ser conferida no www.sjr.ma.gov.br/carnaval

Os foliões irão se divertir em seis circuitos oficiais – Avenida Gonçalves Dias (Sede), Mata (Associação do Bumba-Boi), Matinha (Viva), Parque Vitória (Praça do Rodão), Vilas (Viva) e Vila Sarney Filho (próximo ao Centro Social) – e nas dezenas de percursos não oficiais que também estão recebendo o apoio da prefeitura.

“A exemplo do que aconteceu ano passado, estamos promovendo uma festa da ribamarensidade, uma programação que destaca totalmente os grupos e artistas da cidade”, afirmou Gil Cutrim.

Para garantir a segurança e comodidade dos foliões, um plano de ação integrada, a exemplo do que ocorreu ano passado, foi montado para atender diversos setores.

 

Homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando nos circuitos durante a festa momesca. Este serviço será reforçado com a atuação de seguranças privados contratados pela prefeitura.

 

Em 2014, é importante salientar, nenhuma ocorrência grave foi registrada no Carnaval tradicional e no Lava-Pratos de São José de Ribamar.

 

O Hospital Municipal, os Centros de Saúde Honório Gomes e Kiola Costa e o SAMU 192 funcionarão com equipes médicas reforçadas e mais ambulâncias. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão os circuitos promovendo campanhas educativas (de prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, além do repasse de informações importante sobre o combate a pedofilia) e distribuindo preservativos.

 

Funcionários da Vigilância Sanitária Municipal atuarão junto aos trabalhadores do comércio informal distribuindo material de trabalho (toucas e luvas descartáveis, por exemplo). Venda de bebidas alcoólicas em garrafa serão proibidas nas proximidades dos palcos ou áreas onde as agremiações irão se apresentar.

 

Lava Pratos – Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) a prefeitura ribamarense promoverá na orla marítima da sede da cidade o Lava Pratos, evento que encerra oficialmente a temporada carnavalesca no Maranhão e que, este ano, chegará a sua 69ª edição. A expectativa é de que mais de 100 mil brincantes se desloquem para São José de Ribamar no fim de semana para se despedir da folia momesca.