Foto 2 - Governo e prefeitura de Bacabeira discutem parceria para Educação Profissional (2)Como parte das ações para implantar o ensino profissionalizante nos municípios maranhenses, o governador Flávio Dino se reuniu nesta terça-feira (13), no Palácio dos Leões, com o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares. Eles conversaram sobre a instalação, através de uma parceria entre estado e município, da unidade do Instituto Maranhense de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) na cidade de Bacabeira.

Os primeiros passos para a parceria foram discutidos na presença dos secretários estaduais José Reinaldo Tavares (Minas e Energia), Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos), além do secretário municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Bacabeira, Silvino Ferraz; e do empresário José Carlos Salgueiro.

A estrutura da escola é de posse da prefeitura municipal de Bacabeira que, através do prefeito Allan Linhares, se colocou à disposição para a realização da parceria. O governador aprovou a ideia e deverá conhecer em breve as estruturas do local, avançando no diálogo para o estabelecimento da parceria entre estado e município.

A construção da escola faz parte da compensação ambiental ao município de Bacabeira pelos empreendimentos petrolíferos na área e poderá ser ativada a partir do avanço do diálogo entre o Governo e a Prefeitura. “O Maranhão fica entusiasmado com possibilidades assim. Através de uma parceria efetiva, poderemos avançar na qualidade da educação no Maranhão,” afirmou Flávio Dino.

Para o prefeito Allan Linhares, o estabelecimento do diálogo logo no início do Governo com propostas concretas para contribuir com os índices educacionais no município mostram que o atual governo atua com agilidade para resolver os problemas dos maranhenses. “Essa parceria é possível e necessária para o município e para o Estado. Nossa intenção é beneficiar os jovens da nossa região”, completou o prefeito.

Sobre o Iema

Previsto no programa de governo apresentado pelo governador Flávio Dino, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) está vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ele foi criado para promover o ensino profissionalizante no estado, para formação de mão-de-obra especializada e garantir mais espaço aos maranhenses no mercado de trabalho.