DSC_0116Qualificar o professor e estimular o aluno a estudar e entender melhor o conteúdo, aumentando o nível de observação e discussão dos docentes e do corpo estudantil. Este é o principal intuito da Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a realização do projeto “Educando para Incluir”, realizado em parceria com a Petrobras e a Fundação Trompowsky. Na última semana, todos os professores da rede pública municipal de Bacabeira receberam o certificado de conclusão do curso que os qualificou como membros habilitados para ensinar no Programa de Alfabetização e Letramento.

 

A iniciativa de trazer para o município a qualificação, tanto para os professores, quanto proporcionar um reforço no aprendizado de qualidade para os alunos, surgiu com o propósito da atual administração de aumentar os índices educacionais no município. “Todo gestor tem que estar atento principalmente com a saúde e a educação do seu município. Por isso nós temos nos empenhado ao máximo para incluir programas e projetos de melhoria para a nossa população. È fundamental criarmos uma sociedade com um alto nível de consciência crítica, com um forte poder de discussão, onde possam descrever os seus pensamentos. Uma sociedade democrática só existe através dos estudos”, disse Alan Linhares.

 

Exatos 210 professores da rede de ensino municipal foram capacitados por meio de técnicas para identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e de como superá-las. O projeto prevê, ainda, beneficiar aproximadamente 2 mil alunos da rede de ensino público, entre 04 e 59 anos, onde abrangerá desde os alunos do ensino regular até aos que participam do programa de Educação de Jovens e Adultas (EJA). Todos os alunos passarão por testes de diagnóstico psicopedagógico.

 

A iniciativa tem por objetivo levantar a situação atual de aprendizado dos alunos de Bacabeira. Com isso, será possível formar turmas de reforço, paralelas a turma tradicional, por tipo de habilidades não desenvolvidas por esses alunos. Para a implantação do projeto, foram instaladas facilidades de telecomunicações e acesso à rede Internet para escolas municipais, viabilizando a inclusão digital dos alunos e professores. “È uma iniciativa positiva da gestão municipal, pois existe a qualificação dos corpos docente e estudantil, vinculando a atualização dos profissionais da educação e a aprendizagem dos alunos. Com atitudes como essas, nós teremos um nível melhor de aprendizado no município”, comentou a secretária municipal de Educação, Deiviane Torres.