Secretário de AgriculturaO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desenvolvido pelo Governo Federal, já está em sua 4ª edição em Bacabeira, onde é desenvolvido pela administração municipal, por meio das secretarias de Agricultura e Educação, com aplicação de 30% da verba direcionada à merenda escolar, com aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, seguindo normatização de lei editada em 2009.

“Esse é um programa muito importante que é desenvolvido em todos os municípios brasileiros e aqui em Bacabeira não temos medido esforços no sentido de atender às necessidades nutricionais de nossos alunos.Nossa meta é contribuir para que nossos estudantes tenham hábitos alimentares mais saudáveis, melhorando assim o rendimento escolar”,afirmou o prefeito Alan Linhares.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José de Ribamar Desterro, hoje o município possui 32 famílias cadastradas no PNAE, que recebem todos os insumos necessários para a produção, como sementes e adubos, alémde uma equipe de técnicos disponibilizada para acompanhar os trabalhos desenvolvidos nas lavouras.  “Cultivamos aqui vários tipos de frutas, verduras e legumes, como couve flor, quiabo, tomate, melancia,banana,feijão e muitos outros, que atendem diretamente às demandas das escolas.Todo o trabalho, desde a plantação, cultivo, colheita e transporte, é acompanhado por nossos técnicos, o que garante uma safra com padrão de qualidade para o uso nas escolas”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal de Educação tem papel relevante quanto às orientações nutricionais. Através do órgão, são elaborados cardápios semanais que atendem os 4.378 alunos da rede municipal de ensino de Bacabeira. “A nutricionista avalia os produtos e planeja semanalmente a merenda escolar que é servida nas dezenove escolas. É importante ressaltar que aqui em nosso município seguimos à risca todas as orientações do Ministério da Educação quanto ao armazenamento dos alimentos, manuseio e tratamento dos mesmos”,ressaltoua secretária municipal de Educação, Deiviane Torres.

Para otimizar o cumprimento do PNAE e ajustar os mecanismos operacionais, foram elaboradas propostas de diretrizes e critérios para o aperfeiçoamento e para o  controle de qualidade por parte da gestão municipal. Dessa forma, tem sido possível aplicarpequenos ajustes que têm possibilitadoa ampliação do programa em toda a região.

Programa Nacional de Alimentação Escolar – Criado em 1955, com objetivo de reduzir a desnutrição no país, desde 2004 o PNAE ampliou seu foco, passando a atender às necessidades nutricionais dos estudantesem sala de aula. A criação da Lei 11.924, de junho de 2009, aprimorou a legislação anterior e passou a dispor sobre o atendimento da alimentação escolar com o programa “Dinheiro Direto na Escola”, direcionado aos alunos da educação básica em todo o país.