Domingo, 18 de agosto de 2019.

Secretário Luis Fernando prestigia assinatura da ordem de serviço para construção do Ifma em Ribamar

Foto 3 - Luis Fernando em Ribamar foto Jorge RibeiroO secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney na solenidade deassinatura da ordem de serviço para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), ao lado do diretor de Infraestrutura da instituição, Celso Azevedo, que na ocasião representou o reitor Roberto Brandão. O ato, realizado no terreno onde será construído o instituto, na MA-201, teve participação do prefeito e vice de São José de Ribamar, Gil Cutrim e Eudes Sampaio; pró-reitor de Extensão do Ifma, Marco Torreão; diretores e professores do Ifma, secretários municipais e vereadores.

 

Luis Fernando Silva afirmou que o Maranhão foi contemplado com 15 unidades do Ifma e que uma delas será edificada em Ribamar. “Graças ao esforço da governadora Roseana, hoje, está sendo assinada a ordem de serviço para mais uma unidade dessa instituição no estado e que irá garantir educação de qualidade no ensino superior e técnico aos ribamarenses. Essa obra ficará na memória na educação de Ribamar”, declarou.

 

O terreno, de 3 hectares, foi doado pela prefeitura de São José de Ribamar. A área construída, de 5 mil metros quadrados, abrigará um prédio novo, moderno e todo climatizado com capacidade para atender 1.200 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Serão 20 salas, sendo 10 para aulas práticas e 10 para teóricas, além de biblioteca, refeitório, auditório e área de vivência. Os investimentos na obra serão na ordem de R$ 7 milhões.

 

Luis Fernando Silva aproveitou a ocasião e anunciou a duplicação da MA-201, que dá acesso a São José de Ribamar. “Quem vier para o Ifma não virá por essa estrada que está ai agora e, sim, por uma rodovia nova e duplicada com canteiro central e iluminação adequada”, contou.

 

Ele ressaltou a qualidade dos profissionais formados pelo Ifma. “A educação abre portas da cidade para que outras políticas públicas cheguem à sociedade e o Ifma garante vaga no mercado de trabalho aos profissionais que saem daqui. Hoje é um dia feliz para todos que aqui estão e para os que, no futuro, estudarão aqui”.

 

O secretário destacou que, quando prefeito de São José de Ribamar e secretário de Estado de Educação, honrou o compromisso com a valorização do ensino de qualidade e que implantou 10 centros de ensino médio em Ribamar. Falou ainda da conquista de ter o reconhecimento do MEC na escola implantada por ele, Liceu Ribamarense, dentre tantas outras do país inteiro.

 

Cursos

Os cursos que serão oferecidos serão escolhidos em audiência pública na qual a comunidade irá dizer quais as necessidades do mercado de trabalho. “A indicação passa por uma triagem técnica para saber viabilidade desse curso dentro da cidade, sendo que todos os cursos técnicos têm que ter algo com o município”, explicou Celso Azevedo, diretor de Infraestrutura do Ifma.

 

Ele disse ainda que toda a mão-de-obra que será contratada para construção da obra será do próprio município e acrescentou dizendo que a chegada do Ifma irá oportunizar uma educação técnica e superior de qualidade. “O que vemos aqui é um esforço do governo do estado em trazer o Ifma para município provando que faz uma política de renovação de valores, onde a educação é valorizada e assim deixa de herança para juventude uma educação de qualidade”.

 

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, agradeceu o empenho do Governo do Estado em escolher o município para ser beneficiado com a instituição e lembrou outras obras já conquistadas, por meio da governadora Roseana Sarney, como o Centro de Vocação Tecnológica (CVC) e as melhorias na malha viária do município.

“É um momento muito feliz para todos nós, ribamarenses, e devemos isso ao Governo do Estado que está muito presente em nossas vidas, em estradas e tantas outras melhorias”, observou.

 

Para o vice-prefeito, Eudes Sampaio, a localização do IFMA é privilegiada por ficar às margens da MA-201, facilitando o acesso dos estudantes. Ele ainda destacou que o jovem ribamarense não vai precisar mais se deslocar para São Luís para fazer curso superior e ainda serão beneficiados com cursos de programas, como o Mulheres Mil e cursos do Pronatec. “Hoje é um marco na educação dos ribamarenses, que vem a se somar com outros projetos trazidos pelo Governo do Estado, como o distrito industrial e Centro Vocacional Tecnológico, entre outros”, comemorou.

Foto – Jorge Vieira

Sem comentário para "Secretário Luis Fernando prestigia assinatura da ordem de serviço para construção do Ifma em Ribamar"


deixe seu comentário