Secretário Hildo Rocha vistoria a Avenida IV Centenário e anuncia entrega da obra para dezembro

Obras da Avenida IV Centenário vistoriada pelo secretário Hildo Rocha

Obras da Avenida IV Centenário vistoriada pelo secretário Hildo Rocha

O Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, inspecionou, nesta sexta-feira (11), as obras da Avenida IV Centenário empreendimento que compõe o PAC-Rio Anil. A Avenida IV Centenário inicia na interseção com a Avenida Cambôa estendendo-se até a Avenida dos Franceses. A obra contém aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Cambôa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. A via, com 3,8 km de extensão, contém duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia.

Hildo Rocha afirmou que a obra será entregue em dezembro, conforme meta estabelecida pela governadora Roseana. “As questões que dificultavam o avanço da obra estão superadas, os operários agora trabalham firme. Dessa forma, a partir de dezembro a população de São Luis passará a contar com os benefícios dessa importante ação realizada pelo Governo do Maranhão”, garantiu.

 

PAC-Rio Anil

O PAC-Rio Anil, abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Cambôa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades beneficiando famílias que foram removidas das palafitas e hoje moram em casas dignas.

O PAC-Rio Anil também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Cambôa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. No total, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde.

 

Urbanização

Hildo Rocha ressaltou que o Plano de Urbanização do PAC Rio Anil está em fase final de elaboração. O documento contém o diagnóstico das principais necessidades levantadas por meio de reuniões individuais e coletivas e entrevistas com lideranças dos bairros localizados no entorno do projeto.

Na primeira etapa do trabalho, técnicos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizaram levantamentos e os dados apurados foram discutidos em audiências públicas, nas comunidades, com a participação de representantes de diversas instituições governamentais, não governamentais e lideranças dos bairros beneficiados.

Por fim, uma equipe composta por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, especialistas em segurança pública e profissionais de outras áreas, estão elaborando o documento final contendo as demandas apontadas pela população e a identificação das áreas disponíveis para a construção dos equipamentos urbanos (praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde), levando-se em conta o traçado da Avenida IV Centenário. O Plano, também, definirá quais as demandas que serão priorizadas considerando-se a disponibilidade orçamentária dos entes governamentais envolvidos no empreendimento.

 

Sem comentário para "Secretário Hildo Rocha vistoria a Avenida IV Centenário e anuncia entrega da obra para dezembro"


deixe seu comentário