Foto 3 - Secid - programa viva desenvolvimento urbanoEm solenidade realizada quarta-feira (9) o Governo do Maranhão ampliou as ações do Programa Viva Desenvolvimento Urbano, estendendo seus benefícios aos municípios de Mirinzal, Paulo Ramos e Rosário, com pavimentação de ruas avenidas e construção de praças.

Os convênios foram assinados pelo secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha e pelos prefeitos Amaury Almeida (Mirinzal); Tancledo Lima Araújo; e Irlahi Linhares Moraes (Rosário). O evento foi prestigiado pelos deputados estaduais Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Costa e Léo Cunha.

Hildo Rocha disse que o Programa Viva Desenvolvimento é uma iniciativa essencialmente municipalista, porque reflete a vontade da população. O secretário ressaltou que quase todos os projetos aprovados e financiados com recursos do Tesouro Estadual resultam dos Seminários Regionais de Lideranças, realizados em 2011. “Quando a governadora Roseana Sarney decidiu ouvir a população, por meio dos seus legítimos representantes e lideranças, ela estava reafirmando a sua convicção municipalista”, declarou.

Para o secretário, a quantidade de projetos encaminhados e aprovados pelo corpo técnico da Secid confirma a eficácia da iniciativa. “O progresso do Maranhão só será pleno à medida que os municípios também estiverem bem estruturados, bem cuidados, com infraestrutura adequada e saneamento ambiental capaz de atender à população em sua plenitude”, destacou Rocha.

 

Autoestima

O deputado estadual Roberto Costa destacou a importância do convênio e afirmou que, por meio da parceria firmada, a prefeitura de Rosário irá resolver um problema que afeta diretamente toda a população rosariense. “A parceria acontece num momento importante. O governo está atendendo a um clamor dos habitantes de Rosário. As ações que serão executadas ajudarão a recuperar a autoestima da população da cidade”, declarou. O parlamentar lembrou que Rosário é passagem obrigatória para os turistas que visitam Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses, importante polo turístico do Estado.

 

Munim

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes também comemorou a efetivação da parceria. “Esse convênio chega em boa hora, porque Rosário necessita de intervenções urgentes para que possamos melhorar a infraestrutura  do município”, declarou. Irlahi ressaltou que a parceria vai ser benéfica para toda a população de Rosário e que os benefícios se estenderão a toda a Região do Munim.

 

Avenida Rodoanel

O prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida, destacou a importância da parceria que possibilitará a concretização de uma antiga reivindicação da população. “Vamos pavimentar a Avenida Joaquim Antonio Araújo, a antiga avenida do aeroporto. Feito isso, estaremos consolidando a conclusão da Avenida Rodoanel e, dessa forma, criaremos condições para o ordenamento do trânsito. Com a conclusão da obra, aqueles que se deslocam para outras localidades poderão seguir viagem sem ter que passar por dentro da cidade. É o fim da poeira e dos transtornos causados pelo grande tráfego de veículos”, declarou Amaury.

 

Portal da Cidade

Tancledo Lima Araújo, prefeito de Paulo Ramos, disse que por meio da parceria a prefeitura do município irá construir o Portal de Entrada da Cidade, sinalizar ruas, urbanizar a Avenida Elói Silva e realizar a pavimentação, com bloquetes, de ruas do bairro Francisco Rolins. “Uma cidade mais limpa, bem cuidada, sinalizada, significa mais qualidade de vida, mais segurança e ajuda na autoestima da população”, declarou. “Portanto, agradecemos por essa parceria e buscaremos outros convênios ampliando os benefícios para a população de Paulo Ramos”, afirmou Tancledo.