SES abre campanha para atualização do calendário vacinal infantil

Foto 3 - SES campanha vacinaçãoFoi aberta na manhã deste sábado (24), no Centro de Especialidades Médicas do Vinhais, a campanha para atualização do calendário vacinal infantil. Pais e responsáveis aproveitaram o Dia “D” de mobilização e levaram as crianças menores de 5 anos para fazer a avaliação e atualização da caderneta de vacinação.

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, fez a abertura oficial da campanha que prossegue até a próxima sexta-feira (30). “A responsabilidade da SES é de repassar os insumos e fazer a capacitação dos profissionais que atuarão na campanha. A atribuição dos municípios é convocar a população e disponibilizar os locais de vacinação e os profissionais para a ação”, disse Alberto Carneiro, salientando que todos os 217 municípios já receberam as doses de vacinas. De acordo com o secretário adjunto, são 980 postos à disposição da população em todo o Maranhão.

A campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, é para que pais e responsáveis levem as crianças menores de 5 anos aos postos de vacinação com a finalidade de atualizar, caso necessário, a caderneta de saúde  da criança. Estão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação infantil.

A chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, salienta a importância de todos os pais levarem as carteiras de vacinação dos filhos para a análise profissional. “Nosso objetivo é de que 100% das crianças nesta faixa etária tenham suas carteiras de vacinação submetidas à avaliação dos profissionais, pois às vezes, os pais acham que estão com a vacinação em dia, mas falta um reforço, uma vacina que passou despercebida”, salientou Maria Helena.

Para o aposentado Armanado Vieira a ação é necessária para dar mais seguranças aos pais e responsáveis por crianças pequenas. “Vim para que a carteira de vacinas do meu neto seja analisada. Sei que está faltando uma vacina que ele não pôde tomar porque apresentou uma reação e espero agora que eles me orientem como fazer para que ele tome a próxima dose”, disse o aposentado.

Quem também levou a filha para o posto de súde foi Ane Karine Menezes. “Esta campanha é de fundamental importância pois desperta os pais para a responsabilidade de manter as carteira de vacinação em dia. Vou aproveitar para dar um dos reforços que está faltando para a minha filha”, destacou.

 

Programa

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalha para alcançar coberturas vacinais que têm como objetivo contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis. “Nesta campanha de multivacinação estão sendo oferecidas à população várias vacinas que visam melhorar a cobertura vacinal e desta forma, criar um impacto na cobertura vacinal do Brasil”, destacou Maria Helena.

Aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada; melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios; manter a eliminação do sarampo e da poliomielite; intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite, DTP, e 2ª dose da tríplice viral e contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade, são alguns dos objetivos da campanha.

 

 

Sem comentário para "SES abre campanha para atualização do calendário vacinal infantil"


deixe seu comentário