Foto 1 Detran - mototaxistasO diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), André Campos, recebeu em seu gabinete a visita dos presidentes dos sindicatos dos mototaxistas de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, respectivamente, Josias Ferreira, Josué Silva e David Baldez.

Durante a reunião, os representantes da categoria solicitaram ao Detran-MA a viabilização dos cursos especializados obrigatórios destinados a profissionais em  transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas, conforme determina a resolução 410, do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, de 2 de agosto de 2012.

De acordo com o diretor geral, o curso será oferecido pelos Centros de Formação de Condutores, os CFCS, depois que o Departamento de Trânsito do Maranhão receber os dados quantitativos de profissionais credenciados nos municípios.

Após a formação das primeiras turmas, o Detran-MA realizará uma campanha educativa que visa colocar, em prática, toda a exigência da resolução, para que posteriormente as fiscalizações sejam realizadas.

Para o presidente do Sindicato dos mototaxistas de São José de Ribamar, David Baldez, o curso é relevante para a categoria. “Viemos até aqui conversar com o diretor do Detran-MA porque sabemos que ele entende como é importante para nós esta capacitação,” esclarece Baldez.

Para André Campos, o Detran-MA fará o possível para que estes cursos sejam viabilizados o quanto antes. “Já entramos com o processo com as prefeituras para saber a quantidade de credenciados e agora é só aguardar para que eles iniciem o curso e, posteriormente, a campanha educativa seja iniciada e enfim a fiscalização. O Detran-MA entende a importância para a categoria e trabalha por um trânsito sempre melhor”, declarou André Campos.