Imagem inline 1O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Antonio Guerreiro Júnior, titularizou nesta terça-feira (7) cinco juízes que atuaram por quatro anos como auxiliares na comarca de São Luís. Ao dar posse e parabenizar os magistrados pelas novas funções, o presidente lembrou que as vagas surgiram em decorrência das oito varas instaladas na capital, na semana passada.

Foram titularizados os juízes Maria José França Ribeiro (7º Juizado Especial Cível das Relações de Consumo), Maria Izabel Padilha (1ª Vara do Tribunal do Júri), Eugênia de Azevedo Neves (6ª Vara Criminal), José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior (2ª Vara Criminal) e Mário Prazeres Neto (3º Juizado Especial Cível das Relações de Consumo).

A primeira a assinar o termo de posse foi a juíza Maria José França Ribeiro, que foi titularizada no 7º Juizado. Há 20 anos na magistratura, ela atuou em São Mateus, Grajaú, Viana, Vitorino Freire e Itapecuru-Mirim. “É um novo desafio que assumo com muita disposição”, afirmou.

A juíza Maria Izabel Padilha assume a 1ª Vara do Tribunal do Júri com experiência também de duas décadas na magistratura estadual, passando pelas comarcas de Humberto de Campos, Icatu, Presidente Dutra, Colinas, Açailândia e Bacabal.

Eugênia de Azevedo Neves ingressou na magistratura em maio de 1993, como titular da comarca de Arari, exercendo atividades judicantes em Alcântara, Presidente Dutra, Santa Inês, Chapadinha, Itapecuru-Mirim e, nos últimos quatro anos, como juíza auxiliar na capital. “Pretendo desenvolver meu trabalho com comprometimento e dedicação, dando sequência ao planejamento do juiz anterior”, disse.

Juiz auxiliar de São Luís desde setembro de 2009, José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, iniciou carreira como substituto em Cururupu (a 465 km da capital). Foi titularizado na comarca de Poção de Pedras, instalada à época do seu ingresso. Em seguida, foi removido para Barreirinhas, São José de Ribamar, Imperatriz e São Luís (como auxiliar).

“Como auxiliar, tive a oportunidade de exercer função jurisdicional em diversas áreas do Direito, voltando à experiência de início de carreira. Agora, a expectativa é muito grande, uma vez que estar titularizado é resultado de anos de estudos e aprimoramentos”, enfatizou.

O juiz Mário Prazeres teve primeira titularização na comarca de Matinha, em 1997. Atuante como juiz auxiliar em São Luís desde setembro de 2009, também desempenhou a magistratura em Colinas, Presidente Dutra, Vargem Grande e Santa Inês.

“Vai ser uma experiência nova para mim, porque tive pouca passagem em juizados. Contudo, sei do dinamismo a ser empreendido. Devido a celeridade que as demandas exigem, a resposta tem que ser também rápida,” analisa Prazeres.

Participaram da solenidade de posse o juiz auxiliar da presidência, José Nilo Ribeiro Filho, a diretora-geral do TJMA Sumaya Heluy (que fez a leitura do termo de posse), e familiares dos magistrados.

Assessoria de Comunicação do TJMA