Foto 2 Governadora  em Timbiras Foto Geraldo FurtadoA governadora Roseana Sarney e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, inauguraram, nesta segunda-feira (15), no município de Timbiras, Agência da Previdência Social. A nova unidade proporcionará comodidade à população, que não precisará mais percorrer grandes distâncias em buscas dos serviços do órgão. No município, o Governo Itinerante também levou diversas ações, como mutirão de cirurgias de hérnia, emissão de documentos (carteira de identidade e do trabalho) e entrega de sementes a pequenos agricultores.

Presentes o ministro do Turismo, Gastão Viera; secretários de Estado, entre eles o de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; prefeito de Timbiras Carlos Fabrizio Araujo (Fabrizio do Foto); deputados federais Kleber Verde e Davi Alves Silva; deputado estadual Edilázio Júnior; presidente do INSS, Lindolfo Sales; prefeitos de cidades vizinhas, vereadores, lideranças comunitárias, o e gestores de órgãos estaduais e federais.

“Estamos passando pelo Maranhão todo, levando serviços e benfeitorias para os municípios. Aqui, junto com o ministro Garibaldi, inauguramos o prédio da Previdência e o Governo do Estado está deixando cursos de qualificação profissional, ofertando serviços com o Viva Cidadão e o mutirão de hérnia na área de saúde”, destacou a governadora Roseana Sarney.

Durante a inauguração da agência da Previdência foram entregues os primeiros benefícios de aposentadoria realizados no local. O ministro da Garibaldi Alves disse que o objetivo é ampliar o número de agências no Maranhão, das atuais 25, para 59, dentro de um plano de expansão. “As novas agências permitem que o cidadão receba seus benefícios com mais comodidade e segurança”, contou o ministro.

Ainda no município, Garibaldi Alves visitou o Hospital Geral de Timbiras. Ao lado da governadora e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Eles percorreram as instalações da unidade e conversaram com pacientes. No hospital, durante o Governo Itinerante, estão sendo realizados mutirão de cirurgia de hérnia e outras ações. No primeiro dia do mutirão foram realizadas 30 cirurgias. “O Governo Itinerante é uma grande ideia de trazer o governo ao encontro do cidadão”, disse o ministro Garibaldi.

O prefeito do município, Fabrizio do Foto destacou que o Governo Itinerante é uma forma de integrar Estado e municípios. “O Governo Itinerante mostra a preocupação da governadora com as cidades, fazendo com que os municípios maranhenses se fortaleçam. Com os municípios se fortalecendo, o Maranhão cresce e ganha o espaço que merece no cenário nacional”, observou o prefeito.

O ministro Gastão Vieira disse que o itinerante também é uma maneira de mostrar as ações do governo para a população. “Muito já foi feito pelo governo e isso está sendo mostrado durante o Governo Itinerante, com a oferta de serviços e inaugurações”, declarou o ministro.

 

Ações do governo

O aposentado Antônio Pereira de Carvalho foi um dos beneficiados com o mutirão de cirurgia de hérnia. Ele contou que há vários meses sofre com o problema e que o mutirão chegou em boa hora. “Sinto muita dor e agora estou feliz de poder resolver meu problema”, disse. Ele agradeceu a iniciativa do governo de realizar o mutirão. “Em todo lugar tem muita gente precisando de ações como essa, mas no interior a necessidade é ainda maior. Para nós é muito bom encontrar esse serviço aqui”, completou.

Outro serviço muito procurando foi o de emissão de carteira de identidade e título de eleitor, oferecido no Caminhão do Viva Cidadão, instalado no centro da cidade, onde centenas de pessoas foram atendidas. A governadora Roseana Sarney, acompanhada do ministro Garibaldi Alves, esteve no local e recebeu elogios pela iniciativa de levar para mais perto da população as ações do governo.

“Só temos a agradecer a governadora por trazer essa facilidade para o município. Aqui, bem pertinho, sem precisar ir a outro município”, disse o servidor público Daniel Glayson Silva. A dona de casa Luzia Vaz da Silva também aproveitou o caminhão do Viva Cidadão para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Fazia tempo que queria trocar a carteira, mas só agora pude fazer, com o serviço gratuito, e na cidade”, completou.

O deputado federal Kleber Verde disse que o governo está de parabéns por levar a cidades como Timbiras serviços nas mais diversas áreas. “Aqui estamos vendo a presença de todas as secretarias, com ações que beneficiam um grande número de pessoas”, observou.

De Timbiras a governadora e comitiva seguiram para Aldeias Altas, onde também foi inaugurada uma Agência da Previdência Social e levadas ações do Governo Itinerante à população.