O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, abriu nesta segunda-feira (21), a I Reunião Técnica Estadual do Programa Bolsa Família (PBF), reunindo, em São Luís, secretários de Assistência Social de 160 municípios onde foram eleitos novos prefeitos.

O encontro, que termina no final da tarde desta terça-feira (22), no auditório Josué Montello, do Ceuma I, no Renascença, é para apresentar aos novos gestores municipais, os encaminhamentos que devem ser seguidos nos primeiros 60 dias de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para os programas sociais dos governos federal e estadual.

Durante a abertura, o secretário ressaltou a atuação da governadora Roseana Sarney e do secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, coordenador do Programa Viva Maranhão, no combate à pobreza, lembrando que serão investidos R$ 500 milhões do tesouro estadual para a superação da pobreza extrema no Maranhão, e o esforço de governo para que os programas sociais cheguem até as famílias que mais necessitam.

“O Programa Bolsa Família é uma ação marcante e transformadora nos municípios, diminuindo a penúria que passam as pessoas que não têm nenhuma renda”, disse o secretário Fialho. “O Maranhão tem o maior contingente de crianças pequenas, e somente com a ação do Programa Brasil Carinhoso, a extrema pobreza aqui no estado deve ser reduzida para menos de 10% até o final do ano”, adiantou o secretário.

Fialho informou ainda que, além dos valores recebidos pelas famílias do Bolsa Família e do Brasil Carinhoso, para cada criança cadastrada adequadamente no Cadastro Único, com informações corretas e completas, a família receberá também um adicional de R$ 70,00.

“É muito importante esse trabalho do governo. Estamos começando uma nova gestão e precisamos dar continuidade ao Bolsa Família. Já temos muitas famílias cadastradas no programa no município, mas precisamos levar a Busca Ativa para os povoados e assim, aumentarmos o cadastramento de modo que mais famílias possam participar do programa, contribuindo com a diminuição da pobreza no Maranhão”, disse o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá.

A superintendente dos Programas de Transferência e Complementação de Renda da Sedes, e coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Ana Gabriela Borges Melo, apresentou as ações fundamentais que devem ser realizadas pelas novas gestões nos próximos 60 dias para garantir a continuidade do Programa Bolsa Família nos municípios, como a fiscalização do programa, atualização de dados no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) – informando o gestor municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único – e a realização de diagnóstico sobre a gestão do PBF e do Cadúnico, entre outras responsabilidades imediatas dos novos prefeitos.

A superintendente destacou que a Sedes já realizou capacitações, treinamentos e oficinas sobre a gestão do Bolsa Família, abrangendo 146 municípios, como suporte técnico para a gestão do programa nos municípios.