O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) alerta motoristas que vão pegar a estrada nesta época do ano e os que vão aproveitar as festas em São Luís na capital e nas suas cidades locais para terem cuidado redobrado, devido, principalmente, ao aumento no fluxo de veículos.

Para a chefa de Orientação para o Trânsito, da Educação para o Trânsito do Detran/MA, Lindinalva Ribeiro, outros fatores preocupantes são a falta de atenção dos condutores e o consumo de álcool antes de pegar a direção. “O álcool interfere diretamente nos reflexos dos motoristas ao pegar a direção, por isso a combinação é extremamente perigosa e na maioria das vezes fatal”.

Manutenção do veículo

Quem vai aproveitar o período para viajar precisa ter um cuidado com a manutenção do veículo. “A revisão dos itens de segurança do veículo é indispensável. Pneus, extintor de incêndio, freios e, também, as condições do motor precisam passar por um verdadeiro chek-up geral”, alertou Lindinalva Ribeiro.

Viajar por estradas desconhecidas é um dos pontos que contribuem para o maior risco. “Antes de sair, procure pesquisar um mapa da região para onde pretende visitar, verifique quais são os pontos de perigo da estrada, se há obras em algum trecho, consulte pessoas que já passaram pelo local e não saia sem um planejamento prévio da viagem”, aconselhou a técnica do Detran-MA.

A maioria dos acidentes de trânsito, porém, seja nesta época ou não, é causada pela imprudência dos motoristas. A ultrapassagem em locais proibidos e a velocidade acima do permitido são as principais causas. “Férias e pressa não combinam. Em primeiro lugar deve estar sempre a segurança de nossa família”, ressaltou Lindinalva Ribeiro.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

“É importante destacar que a Polícia Rodoviária Federal e a Policia Militar estarão nas ruas e rodovias realizando blitzens inclusive com bafômetros repassados pelo Detran-MA para coibir e punir os condutores infratores e evitar acidentes em decorrência da ingestão de álcool”, alertou o diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.

Álcool e Direção não combinam

– Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Não adianta nada tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.

– Os efeitos do álcool são mais intensos quando a pessoa está em jejum.

– A absorção de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensação, a eliminação total leva cerca de 6 a 8 horas.

– Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80 kg, pode ser grave para quem pesa apenas 50kg.

Confira algumas dicas:

– Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

– O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.

– Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas, regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

– Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.