O secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, acompanhado de comitiva de gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), esteve na última quinta-feira (8), em Imperatriz, cumprindo uma agenda de compromissos naquele município. Na ocasião, ele anunciou uma série de investimentos e melhorias que irão atender a toda a Região Tocantina. Entre as ações, estão a implantação do sistema de videomonitoramento, instalação de base do Grupo Tático Aéreo (GTA), construção de Complexo de Segurança e entrega de escada Magirus ao grupamento do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, Mendes informou que a segunda maior cidade do Maranhão passará a contar com Sistema de Videomonitoramento, cuja implantação já foi iniciada em São Luís. O secretário garantiu que serão 50 câmeras na primeira fase, a serem instaladas em pontos estratégicos da cidade. O projeto, que está em fase de conclusão, contempla ainda a construção de um moderno Centro de Monitoramento, que funcionará nas dependências do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Aluisio Mendes anunciou medidas que contemplarão também as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. “Estamos destinando recursos e implantando ações em todo o estado. Como Imperatriz está entre as prioridades do governo, estamos ampliando nossas ações em prol da segurança na cidade e para toda a Região Tocantina. Vários projetos estão sendo executados e, com isso, Imperatriz terá um incremento positivo no setor”, destacou o secretário.

A comitiva foi composta pelo secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pachêco; subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lauro de Jesus Ribeiro; e delegado regional de Imperatriz, Francisco de Assis, entre outras autoridades.

Complexo e base do GTA

Na cidade, Aluisio Mendes visitou o terreno onde será construído um Complexo de Segurança, que englobará uma base da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic)o 2º DP de Imperatriz e um Núcleo da Secretaria Adjunta de Inteligência. As obras de construção terão início em fevereiro de 2013. O local possui uma área total de 2.484me fica localizado na Avenida Industrial, bairro Bom Sucesso.

O município contará, ainda, com uma base do Grupo Tático Aéreo (GTA), que será construída dentro do próprio aeroporto. O acordo foi firmado durante uma reunião na sede da Prefeitura Municipal, com presença do prefeito Sebastião Madeira; do deputado federal Francisco Escórcio; e da superintendente regional e do gerente operacional da Infraero em Imperatriz, respectivamente, Rosineide Muniz e Manoel Campos.

“Criaremos um núcleo do GTA em Imperatriz para que todas as demandas da região sejam atendidas. Um helicóptero ficará permanente na cidade, 24 horas, e destinaremos, ainda, uma equipe de policiais treinados para compor a base do grupamento de Imperatriz”, garantiu Aluisio Mendes.

Corpo de Bombeiros

O 3º Grupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros passará por uma ampla reforma em suas instalações. Além disso, a unidade deve receber novos equipamentos e materiais, que resultarão em atendimento mais rápido e garantirão melhores condições de trabalho para os bombeiros militares.

No mês que vem, uma escada Magirus, com investimento de cerca de R$ 6 milhões, será entregue à corporação no município. O equipamento poderá ser usado em casos de incêndios de prédios com até 15 andares. Imperatriz também receberá mais duas viaturas, sendo uma Auto-bomba tanque (ABT), no valor de R$ 495 mil, e a outra L200 Triton, equipadas para o atendimento em caso de necessidade.

“Estamos firmando uma parceria com a Prefeitura para que possamos disponibilizar mais 25 bombeiros, de imediato, para que possam atuar no combate aos incêndios na cidade”, detalhou o secretário de Segurança.

O comandante da Polícia Militar, Franklin Pachêco, destacou a realização do concurso público, promovido pelo Governo do Maranhão, para o reforço da Segurança em Imperatriz e em todo o Maranhão. “O concurso vai possibilitar a Polícia Militar um melhor atendimento à população. Será uma melhoria efetiva. Paralelo a isso, estamos reequipando a PM que trabalha aqui. Já enviamos cinco novas viaturas para este município e estamos em processo de aquisição de mais motocicletas. Essas ações vão proporcionar um salto nas ações policiais em Imperatriz e nas cidades vizinhas”.

Perícia Criminal

Outra inovação para a Região Sul do Maranhão é o incremento para os órgãos da Polícia Técnica-Cientifica. A partir de agora, eles terão mais autonomia, incluindo a realização de alguns exames, antes encaminhados a São Luís, nas sedes regionais dos Institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (Icrim). O objetivo é agilizar os procedimentos no setor.

Os órgãos receberam uma nova câmara frigorífica, aumentando a capacidade para 12 vagas; um microcomparador balístico de última geração de marca Laica; um cromatográfo gasoso para exames químicos, toxicológicos e de análises de drogas. Além disso, uma sala será readaptada para receber uma estação de identificação criminal.

Outras ações

No início da semana, a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende, implantou o Sistema Integrado de Gerenciamento Operacional (Sigo) em Imperatriz e em mais cinco municípios da região. O sistema permite unificar, organizar, padronizar e agilizar ações e procedimentos, proporcionando identificação instantânea de áreas, setores, bairros, datas e horários críticos com significativa redução do tempo de ação e dos custos em toda estrutura.

Informações: Secom – MA