O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluisio Mendes e demais gestores da Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) receberam os conselheiros comunitários de segurança da Região Metropolitana de São Luis, na terça-feira (6), no auditório delegado Leofredo Ramos, na sede do órgão. A reunião faz parte da agenda de encontros estabelecidos durante o I Seminário de Conselheiros Comunitários ocorrido em junho deste ano.

Durante a reunião, Aluisio Mendes apresentou aos conselheiros, o projeto das Unidades de Segurança Comunitárias (USC) que estão previstas para serem instaladas, até 2014, em todo o estado. Em São Luís, a SSP planeja implantar 16. O projeto piloto das unidades de segurança comunitária será implantado no bairro da Divinéia/Vila Luizão. A previsão é que o prédio seja entregue em dezembro.

Aproveitando o encontro, os conselheiros comunitários conheceram o Centro de Comando e de Videomonitoramento da Região Metropolitana de São Luis, que funciona nas dependências do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

“Projetos da área de segurança, principalmente o USC, só terá pleno êxito com a participação da comunidade. Trabalhamos para que a população do Maranhão tenha tranquilidade e, por isso, buscamos reduzir, cada vez mais, os índices de violência, com ações sociais, preventivas e repressivas”, destacou Aluisio Mendes.

Outro ponto destacado, e que será inovador na visão do secretário de Segurança, é a instalação de um Centro de Inclusão Digital na USC. Segundo ele, o centro irá proporcionar uma qualificação aos jovens e adolescentes que residem nas proximidades da Unidade. “Nosso foco serão aqueles jovens que estão mais propícios a entrarem para a criminalidade. Vamos oferecer cursos para que possamos tirar a possibilidade dos adolescentes serem atraídos para o crime”, completou.

Cada USC terá um sistema de videomonitoramento próprio para cobrir toda a área entorno. Só para a Vila Luizão serão destinadas 10 câmeras que funcionarão 24 horas por dia, visualizando a movimentação da região da Vila Luizão/Sol e Mar.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pachêco explicou às lideranças que, assim como na USC da Divineia/Vila Luizão, as outras contarão com um efetivo capacitado para atuar em situações próximas da comunidade. “Destinamos para a USC, o que há de melhor na corporação. Todos estarão treinados e capacitados para serem parceiros na efetivação das diversas políticas de segurança pública. Além de bons policiais, a USC terá mais duas viaturas e motos trabalhando 24 horas”, explicou.

 

Polícia Civil

O delegado Sebastião Uchoa, superintendente de Polícia Civil, afirmou que o 7º DP também atenderá a população durante 24 horas. “Faremos um trabalho integrado com a PM, que irá desempenhar sua função ostensiva e a Polícia Civil, na função judiciária, estará em regime de 24 horas para atender toda a demanda”, comentou o delegado, explicando ainda que a medida irá desafogar os plantões da cidade.

Ainda como parte das ações para fortalecer os trabalhos dos Conselhos comunitários de Segurança (Conseg), a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) realizará ainda este mês, o Curso de Mobilização Social. A previsão é que até fevereiro do ano que vem, todos os Conseg’s sejam atendidos.

Presentes na reunião, secretáriosadjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa, e de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto Silva; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jéferson Teles; os supervisores de áreas de Segurança Integradas (Saisp), delegados Carlos Alberto Damasceno (Norte), Joviano Furtado (Leste) e Antônio Sobrinho (Sul), e ainda os comandantes dos Batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana.