Ao contrário da eleição anterior quando sete candidatos disputaram a eleição para escolher o prefeito do município de Cajari a 200 km de São Luís, na Baixada Maranhense, este ano a situação ficou muito diferente, e, somente dois postulantes estarão buscando os votos dos mais de 10 mil eleitores daquela cidade.

De um lado está o atual prefeito Joel Franco Dourado (PRB) liderando uma coligação de 14 partidos, entre os quais, PT DO B, PSB, PT, PPS PP, PHS PRP, PRB, PSDB, PSC, PTC, PSL, PMN E DEMOCRATAS. A convenção reuniu centenas de convencionais que lotaram o Espaço Show.

Foi uma grande festa democrática com a apresentação dos diversos candidatos a vereador, e principalmente a escolha do candidato como vice. A princípio falou-se muito o nome de Camila Jansen Pereira, mas depois de muita articulação e até convite para o filho do ex-prefeito Raimundo Bento Sousa, Constâncio ficou acordado que o melhor seria uma dobradinha com um político local.

Depois de idas e vindas o nome acordado por todos os partidos foi o do vereador Sérgio Aires que tem por base o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com vários mandatos na Câmara de Vereadores. Tudo resolvido, o prefeito Joel Franco Dourado, disse que ficou muito satisfeito e estava feliz com a escolha do seu companheiro de chapa.

“O vereador Sérgio Aires é um grande nome, que sem dúvida, vai somar como já vem fazendo na Câmara Municipal, ajudando a nossa administração. Tenho certeza de que a campanha será difícil, mas estou preparado para vencer mais uma vez e continuar o trabalho já iniciado nesta administração”, afirmou Joel.

A convenção dos 14 partidos decidiu também que o slogan da campanha será CAJARI NÃO PODE PARAR, em uma referência clara do que foi feito pelo prefeito Joel Dourado até o momento. O escolhido a vice, vereador Sérgio Aires, disse que foi tomado de surpresa, mas se ele foi indicado, vai caminhar junto com o prefeito para a vitória, honrando a responsabilidade assumida a partir de agora.

“Foi uma grande surpresa para mim a indicação do meu nome como vice na chapa com o doutor Joel. Agora é trabalhar com muito mais força e dedicação para não decepcionar os amigos e correligionários que em mim depositaram a confiança de ser vice-prefeito da minha terra”, afirmou Aires.

O OUTRO LADO


O ex-prefeito Nascimento Almeida e o atual candidato(?).

O outro candidato a prefeito do município de Cajari é o senhor Abraão Davi Marques que ficou em terceiro lugar na disputa passada vencida pelo atual prefeito Joel Dourado. Integram a coligação os seguintes partidos; PR, PDT, PSDC, PTB, PMDB e o desconhecido PPL. A princípio houve o entendimento que somente a união de todos os opositores do atual prefeito poderia vencer a eleição, e assim formou-se um pacto entre Abraão e Antônio Xofé que controla o PMDB e a Colônia de Pescadores.

Ainda nos primeiros entendimentos, cada um teria mandado pesquisar as intenções de votos e as duas pesquisas apontaram ambos na frente, sendo que em uma reunião na Colônia de Pescadores acabaram por romper o acordo de quem estivesse melhor seria o indicado.

Daí em diante, Xofé passaria a ser a “noiva” mais cobiçada da eleição, por causa do PMDB e pela sua influência na Colônia de Pescadores. Entretanto aconteceram rupturas dentro do grupo oposicionista com o afastamento do ex-prefeito Bento Sousa ao saber que Xofé poderia ser vice de Abraão. Bento queria seu filho Constâncio como vice em um acordo com o senhor Abraão. Não deu. Bento Sousa caiu fora.

Puxa daqui e dali a convenção dos seis partidos que dará apoio ao candidato do PR Abraão Davi Marques fechou a aliança no sábado passado tendo como principal apoiador o ex-prefeito Domingos do Nascimento Almeida. Sobre o nome da coligação, o blog não teve nenhum acesso e até mesmo a foto do candidato não foi possível fazer, pois o senhor Abraão Davi Marques ao perceber a presença do titular do Linha Livre, virou as costas como mostra a imagem onde aparece apenas Nascimento Almeida, fazendo o gesto de positivo.

Os nomes dos seis partidos que compõem a coligação (?), só foram possíveis por constarem em um banner na porta da escola estadual onde ocorreu o evento. Assim o Linha Livre não pode prestar mais esclarecimentos sobre os candidatos a vereadores por não ter informações oficiais da direção da campanha que será liderada pelo senhor Abraão.

Nota do Blog
O titular do blog Linha Livre, jornalista, radialista e bacharel em Administração, Geraldo Castro, vêm a público, e, por respeito aos demais candidatos da coligação (?) liderada pelo senhor Abraão Davi, afirmar que esteve no local da convenção, como profissional da Imprensa e Mídia Maranhense, mas não foi levado em consideração, haja vista algum pensamento tortuoso e distorcido de alguém da “alta cúpula” da mesma, de que o titular deste blog estivesse ali para brincar.

Em nenhum momento o blog e seu titular, Geraldo Castro tomou partido deste ou daquele candidato, em que pese ser amigo do prefeito Joel Franco Dourado, bem como do vice-candidato Antônio Furtado – Xofé -, e, ainda ter votado na eleição passada no senhor Abraão Davi e participado de sua campanha. Assim sendo, não cabe a nenhum candidato fazer “juízo de valor” sobre o profissional, que é eleitor de Cajari e tem seu voto livre. Além do mais, o profissional e titular do Linha Livre têm relevantes serviços prestados à comunidade de Cajari tendo recebido da Câmara Municipal desta cidade o título de Cidadão Cajariense. É isso.