O Grupo Tático Aéreo (GTA), órgão vinculado a Secretaria de Estado dE Segurança Pública (SSP), realizou, na manhã desta sexta-feira (18), no hangar do grupamento, localizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, a cerimônia de encerramento do VIII Curso de Operações Aéreas (COA). Na solenidade, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa, recebeu as autoridades políticas, chefes das instituições de segurança, familiares e amigos dos formados que foram prestigiar a formatura.

Depois de formados, cada aluno passa a ser chamado de “Falcão”, em alusão ao pássaro símbolo do grupamento e que é conhecido por fazer grandes vôos e em alta velocidade.

Do total de 81 inscritos, apenas 23 alunos concluíram o treinamento. As aulas tiveram início no dia 12 de maio. O COA tinha o objetivo de qualificar e capacitar profissionais do sistema de Segurança para que estejam aptos a desenvolver ações de patrulhamento aéreo em todo o território nacional.

“O GTA é hoje um centro de excelência e referência nacional. Os cursos aqui ministrados chamam a atenção de outros estados pelo alto grau de profissionalismo e segurança. Prova disso, é que esses policiais aqui hoje formados estão aptos a atuar em diversos ambientes com apoio helitransportado, bem como em ocorrências como salvamento ou resgate”, destacou o secretário-adjunto Laércio Costa, comentando, ainda, que já está em estudo a instalação de uma base permanente do GTA na cidade de Imperatriz.

Já o deputado Federal, Lourival Mendes, que esteve presente a solenidade, falou da importância do COA para o Maranhão. “A realidade do Maranhão em nível nacional está mudando. Nós que estamos em Brasília, lutamos para que a Segurança Pública seja tratada com atenção. O Maranhão, assim como o Brasil, precisa de mais cursos deste tipo. Estes treinamentos precisam ser expandidos para outros estados. Sabemos da responsabilidade que o secretário Aluisio Mendes tem dado a segurança do Maranhão. Estão de parabéns tanto os alunos quantos os monitores”, comentou o parlamentar membro da Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal.

A oitava turma é formada por alunos do Maranhão e de outros estados, como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba e Brasília. Policiais militares, civis, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários participam também dos treinamentos.
Durante a cerimônia, várias autoridades civis, militares, alunos e parceiros foram agraciados com placas e certificados alusivos ao grupamento do Maranhão.
Incorporação

De acordo com a coordenação do Curso, os candidatos que apresentaram o melhor desempenho serão incorporados ao quadro efetivo do GTA/MA. Para o comandante do GTA, Delcimar de Oliveira a formatura do VIII COA representa mais um importante momento na história do GTA. “Todos aqui são vencedores, pois conseguiram passar pela longa e árdua jornada do treinamento. Ficamos satisfeitos de poder fazer parte desta conquista”, declarou o comandante.

Durante o curso, os profissionais receberam orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, salvamentos aéreo e aquático, resistência na selva, transporte aéreo, técnicas de abordagem e ainda, segurança de vôo, navegação aérea, treinamento com os helicópteros EC145 e Skillo, além de noções de meteorologia, entre outras temáticas.

Para o primeiro colocado da turma, o investigador de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é uma honra ser formado pelo grupamento do Maranhão. “É uma alegria ter completado o curso. O Maranhão é referência em segurança aérea, e ter participando do melhor curso do país e ser formado pelo grupamento mais operante é gratificante demais”, analisou o policial, que retorna agora ao grupamento aéreo do estado.
Sobre o GTA

O GTA/MA surgiu no mesmo período de início da “Operação Impacto” no Maranhão, em 1996, na qual a Polícia Federal com suas aeronaves e agentes forneceram suporte à operação. As atividades do grupamento foram regulamentadas em lei no ano de 1998, pelo decreto nº 16.687, de 4 de janeiro de 1999.O GTA é considerado centro de excelência e tem ministrado cursos que chamam a atenção pelo alto grau de profissionalismo e segurança.

O grupamento de elite do Maranhão vem combatendo a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas missões em todo o território do estado, e dando suporte aos sistemas de Segurança de várias unidades da federação, o que tem repercutido positivamente no cenário nacional, como resgate, assistência e salvamento.
No início, o GTA contava com uma estrutura composta de um helicóptero esquilo e poucos policiais, operavam atendendo a todos os chamados em prol da Segurança Pública dos maranhenses. O embrião foi inspirado nos moldes da extinta coordenadoria geral de operações aéreas, do Rio de Janeiro. Com os investimentos estaduais, o GTA teve um incremento considerável na sua frota de aeronaves e veículos, operando atualmente com dois aviões Cessna 210 Centurion e dois helicópteros modelos esquilo e um helicóptero modelo BK 117 C-2 (EC-145).

Estiveram presentes, também, a solenidade o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto Silva; os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronéis Franklin Pacheco e Marcos Silva, respectivamente; o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Flávio Peregrino; o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luis Carlos, além de familiares, amigos e formandos.
Com informações da Secom – MA