São Luís chega à 8ª semana do ano com redução de 88% no número de casos de dengue. De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, foram registrados apenas 62 casos da doença até agora. No mesmo período do ano passado haviam sido notificados 513 casos e 14 óbitos. Neste ano, nenhum óbito foi registrado. Os distritos mais atingidos são o do Coroadinho, com 14 casos, e o do Bequimão, com 12.
A redução em escala nacional foi menor, de 66%, e o Ministério da Saúde registra 91 municípios com risco de surto de dengue. São Luís está fora dessa lista, que inclui 12 cidades maranhenses, entre as quais Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Presidente Dutra, São João dos Patos e Timon.
Para o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, a prevenção à dengue é ação prioritária. “A responsabilidade é nossa, mas o desafio é de todos nós. Esses números demonstram que a população vem atendendo aos nossos chamados e cuidando de suas casas e de seus quintais, protegendo suas famílias e toda a cidade”, afirmou.
Está em plena atividade o Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue em São Luís, que vem atuando em três eixos. O primeiro, de controle vetorial, está voltado ao trabalho dos agentes de endemias, que terão suas atividades intensificadas já desde o início do ano. O segundo eixo é o da qualificação da rede, em que será focado o melhor atendimento, com garantia de recursos e insumos para resposta mais rápida dos exames e tratamento.
E numa terceira via estão os trabalhos de mobilização social, um dos que mais estão trazendo resultados positivos. “Estamos trabalhando o envolvimento com a comunidade para que não corramos o risco de banalizar a doença”, explicou o superintendente de Educação em Saúde da Semus, Marcos Pacheco.
Alerta – A Vigilância Epidemiológica do Município reforça o alerta para que a população permaneça vigilante. Ao sentir os primeiros sintomas da dengue, que são: febre alta entre 39 e 40 graus, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, tontura, sonolência ou irritabilidade, manchas vermelhas na pele e dor abdominal, procure imediatamente uma unidade de saúde para receber tratamento.
EM BOX
Como se prevenir
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos vasos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
– Escovar bem as bordas dos recipientes: (caixas d’água, tanques, tonéis, vasilha de água e de comida para animais, vasos de plantas,) e mantê-los sempre limpos.