A secretária de abastecimento e produção vem desenvolvendo projetos em parceria com o Banco do Nordeste através dos programas “Mais Alimento” e “Agro Amigo” por meio do MDA (Movimento de Desenvolvimento Agrário) instituído pelo próprio banco que já vem beneficiando varias famílias de produtores rurais de Paço do Lumiar.
Sobe a direção do Eduardo Castelo Branco e foram assinados na manhã desta quarta-feira os contratos de beneficiamento entre o produtor rural e o Banco do Nordeste com a supervisão técnica do Dr. Borralho que acompanha todos os processos individualmente.
O programa “Mais Alimento” disponibiliza empréstimos de até 20 mil reais para os produtores devidamente regularizados e que se enquadra nos critérios exigidos pelo banco e pala própria secretária e podem fazer o pagamento em até 8 parcelas anuais, já o projeto “Agro Amigo” que passam pela mesma coordenação já beneficiou quase mil famílias com empréstimos de pequeno porte chegando à quantia de 2.500 reais de famílias luminense.
Todos esses programas só foram viáveis devido a um empenho da gestão da prefeita Bia Venâncio que renegociou dividas de 2 milhões de reais deixadas pela gestão anterior que impossibilitava a cooperação do Banco do Nordeste junto a Secretaria de Abastecimento e Produção do município de Paço do Lumiar, hoje a com o saldo positivo de mais de 2.5 milhões de reais em investimento e com a taxa de inadimplência de menos de 5% entre todos os beneficiado nos dois programas.
Os programas beneficiam produtores nas áreas da agricultura, avicultura, piscicultura, pecuária dentre outras, para o morado e produtor Ozeias ele só tem a agradecer o empenho da prefeitura de Paço do Lumiar por possibilitar os recurso para manter sua horta e garantir o sustento de sua família.
Os coordenadores dos programas Sr. Eliano e Seu Riba do Iguaiba enalteceram o trabalho feito pela secretária e agradeceram a ajuda do Banco do Nordeste através do gerente Dr. Juvenal que acompanha de perto os beneficiamentos desses programa no município luminense e lembrou que hoje Paço do Lumiar está em 7º lugar dentre os municípios que mais apoiam do pequeno produtor no Brasil.